Pedagogia crítica, saúde e pandemia: uma leitura com David Kirk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89838

Palavras-chave:

Educação física, Pedagogia Crítica, Pandemia

Resumo

Este artigo discute o papel da pedagogia crítica num contexto caracterizado pela precariedade social, radicalizada pela pandemia do coronavírus. Problematiza este objetivo a luz dos recentes escritos de David Kirk, importante representante da pedagogia crítica na literatura anglófona da Educação Física.

 

Biografia do Autor

Felipe Quintão de Almeida, UFES

Doutorado em Educação

(Universidade Federal de Santa Catarina)

Universidade Federal do Espírito-Santo, Departamento de Ginástica, Vitória/ES, Brasil

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Entre o passado e o futuro: uma descrição da pedagogia crítica da educação física na literatura anglófona. Movimento, v. 25, e25078, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/91416. Acesso em: 20 de junho de 2022.

ALMEIDA, Felipe Quintão de; KIRK, David. Pedagogia crítica e “estudos sociocríticos” no Brasil e na literatura anglófona. Perspectiva, v. 38, n. 3, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66940. Acesso em: 20 de junho de 2022.

ANTONOVSKY, Aaron. The salutogenic model as a theory to guide health promotion. Health Promotion International, v. 11, n. 1, p. 11-8, 1996. Disponível em: https://academic.oup.com/heapro/article/11/1/11/582748. Acesso em: 20 de junho de 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida.Rio de Janeiro: Jorge zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BECK, Ulrich. Risk Society. Londres: Sage, 1992.

BORTOLOTTI, Alessandro; TURELLI, Fabiana; KIRK, David. Developing pedagogies of affect in physical education: a response to the coronovirus pandemic. Italian Journal of Health Education, Sports and Inclusive Didactics, anno 5 n. 1, p. 86-93, 2021. Disponível em: https://ojs.gsdjournal.it/index.php/gsdj/article/view/322. Acesso em: 20 de junho de 2022.

BRACHT, Valter. A Educação Física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a Educação Física). Ijuí: Unijuí, 2019.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009

FERREIRA, Heidi Jancer. Health and physical education professionals ́salutogenic and pedagogical practices for working with disadvantaged older adults. 233f. Tese (Doutorado em Educação Física). Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - Júlia Mesquita Filho – Rio Claro, 2019.

FITZPATRICK, Katie; POWELL Darren. Critical pedagogy and neoliberalism. Movimento, v. 25, e25065, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/96638. Acesso em: 20 de junho de 2022.

KIRK, David. Precarity and physical education. Revista da Associación Latino-Americana de Estudios Socioculturales del Deporte, v. 9, n. 1, p. 15-28, 2018a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/60800/35968. Acesso em: 20 de junho de 2022.

KIRK, David. A new critical pedagogy for Physical Education in turbulent times: what are the possibilities? In: PRINGLE, Richard.; LARSSON, HAKAN.; GERDIN, GÖRAN. Critical research in sport, health and Physical Education: how to make a difference. Milton Park, Abingdon: Oxon, 2018b. p. 1-25.

KIRK, David. Precarity, critical pedagogy and Physical Education. London: Routledge, 2019a.

KIRK, David. Quis custodiet ipsos custodes?:on being critical about critical pedagogy in physical education. Movimento, v. 25, e25062, 2019b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/96244. Acesso em: 20 de junho de 2022.

KIRK, David et al. Pupils’ motivational and emotional responses to pedagogies of affect in Physical Education in scottish secondary schools. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 10, 2021, p. 1-15. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/10/5183. Acesso em: 20 de junho de 2022.

KUNZ, Elenor. “O Ministério da Saúde adverte: viver é prejudicial à saúde”. In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. A Saúde em debate na Educação Física vol. 3. Ilhéus: Editus/Ministério do Esporte, 2007. p. 173-186.

MADEIRO, Carlos. Mais miséria, mais forme. Site Uol, 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/mais-miseria-mais-fome/#cover. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

MCCUAIG, Louise.; QUENNERSTEDT, Mikael. Health by stealth – exploring the sociocultural dimensions of salutogenesis for sport, health and physical education research. Sport, Education and Society, v. 23, n. 2, p. 111-122, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573322.2016.1151779. Acesso em: 20 de junho de 2022.

MCCUAIG, Louise.; QUENNERSTEDT, Mikael.; MACDONALD, Doune. A salutogenic, strengths-based approach as a theory to guide HPE curriculum change. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 4, n. 2, p. 109-125, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/18377122.2013.801105. Acesso em: 20 de junho de 2022.

MEZZAROBA, Cristiano. Ampliando o olhar sobre saúde na Educação Física Escolar: críticas e possibilidades no diálogo com o tema do meio ambiente a partir da Saúde Coletiva. Motrivivência, Florianópolis, v. XXIV, p. 231-246, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n38p231. Acesso em: 20 de junho de 2022.

NASCIMENTO, Rafael; SABÓIA, G. Garimpo contra a fome: sem comida, moradores do Rio recorrem a restos de ossos e carne rejeitados por supermercados. Site Extra, 2021. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/rio/garimpo-contra-fome-sem-comida-moradores-do-riorecorrem-restos-de-ossos-carne-rejeitados-por-supermercados-25216735.html>. Acesso em 30 de setembro de 2021.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. O tema saúde na Educação Física Escolar: uma visão patogenética ou salutogenética? In: KUNZ, Elenor; HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004, p.241-260.

OLIVEIRA, Vitor Machado de; MEZZAROBA, Cristiano. Salutogenia na educação física escolar: um ensaio para debater a saúde ampliada. Cadernos de Formação da RBCE, v. 12, n. 2, p. 12-24, 2021. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2560. Acesso em: 20 de junho de 2022.

OLIVEIRA, Vitor Machado de. Educação Física para a saúde: uma aposta em (form)ação. Curitiba: CRV, 2021.

QUENNERSTEDT, Mikael. Exploring the relation between physical activity and health – a salutogenic approach to physical education. Sport, Education and Society, v. 13, n. 3, p. 267-283, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13573320802200594. Acesso em 20 de junho de 2022.

QUENNERSTEDT, Mikael. Healthying physical education - on the possibility of learning health. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 1, p. 1-15, 2019a. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2018.1539705. Acesso em: 20 de junho de 2022.

QUENNERSTEDT, Mikael. Social media as a health resource: a salutogenic perspective, In: GOODYEAR, V. A; ARMOUR, K. M. (Orgs.). Young people, social media and health. London: Routledge, 2019b. p. 71-85.

SHELLEY, Karen.; MCCUAIG, Louise. Close encounters with critical pedagogy in socio-critically informed health education teacher education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 23, n. 5, 2018, p. 510–523. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2018.1470615. Acesso em: 20 de junho de 2022.

TAFFAREL, Celi. Sobre o sistema de complexos homem-esporte-saúde: reflexões a partir de contribuições da Alemanha. In: MATIELLO JÚNIOR, Edgard; CAPELA, Paulo.; BREILH, Jaime. (Orgs.). Ensaios alternativos latino-americanos de Educação Física, esportes e saúde. Florianópolis: Copiart, 2010, p. 159-183.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Quintão de Almeida, F. (2022). Pedagogia crítica, saúde e pandemia: uma leitura com David Kirk. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89838

Edição

Seção

Seção Temática