Prática como Componente Curricular e estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física

Autores

  • Willer Soares Maffei UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p229

Resumo

O presente estudo Tem como objetivo investigar as principais temáticas apresentadas nas pesquisas referentes à formação de professores no período de 2005/2014, especialmente as produções que abordam o Estágio Curricular Supervisionado e a Prática como Componente Curricular. Para análise das produções utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que as potencialidades atribuídas aos componentes curriculares relacionam-se à capacidade de colocar o futuro professor em contato com a experiência de ser professor, possibilitando a aproximação dos conteúdos de formação à atuação profissional. O entrave para que isso ocorra ainda é o próprio currículo tecnicista e fragmentado da formação e os conteúdos veiculados nas disciplinas que, muitas vezes, se limitam a apresentação de práticas já superadas. Isso nos mostra uma divergência entre o que se propõe para a formação nos Projetos Pedagógicos dos cursos e o que efetivamente se configura como ação concreta no seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Willer Soares Maffei, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (UNESP)

Nome: WILLER SOARES MAFFEI

Grau de formação: DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Vínculo Empregatício: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

Cidade: BAURU

Estado: SÃO PAULO

País: BRASIL

LATTES: http://lattes.cnpq.br/1607326678295888

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Publicado

2014-11-13

Como Citar

Maffei, W. S. (2014). Prática como Componente Curricular e estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Motrivivência, 26(43), 229–244. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p229