Public policies sobre la movilidad urbana y ejercicio físico: los efectos del sistema de bicicletas compartidas

Autores/as

  • José Paulo Gurgel Teixeira Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Braulio Nogueira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UECE - Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva Professor substituto - Universidade Estadual do Ceará
  • Bérgson Nogueira de Oliveira Graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Wellington Gomes Feitosa Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano UFRGS (PPGCMH/UFRGS) Professor auxiliar na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p71

Resumen

El estudio trató de examinar las percepciones de los usuarios en relación con la implementación de sistemas de bicicletas compartidas en Fortaleza, Ceará. Este estudio cualitativo entrevistó a 11 usuarios, y la sistematización de los datos a través del análisis temático de análisis de contenido. Los resultados indican Que los sistemas de bicicletas compartidas se ha convertido en un medio alternativo de transporte, pero su papel como instrumento de ocio prevalece; Se reunió con la percepción de que el uso de la bicicleta continuamente trae beneficios para la salud y una sensación de seguridad. Sin embargo, el proyecto se encuentra en unos pocos lugares en la ciudad y con acceso limitado a ciertas horas. Llegamos a la conclusión de que el sistema de bicicletas compartidas no se ocupa de las necesidades de movilidad urbana; Sin embargo, se potencia el desarrollo del ejercicio físico.

Biografía del autor/a

José Paulo Gurgel Teixeira, Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Braulio Nogueira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UECE - Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva Professor substituto - Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará - Graduado em Educação Física;
Universidade Estadual do Ceará - Especialização em andamento em Saúde do Idoso;
Escola de Formação Profissional em Saúde da Família Visconde de Sabóia Sobral - Especialização amandamento em caráter Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UECE - Mestrado acadêmico em Saúde Coletiva

Professor substituto - Universidade Estadual do Ceará

Bérgson Nogueira de Oliveira, Graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
Universidade Regional do Cariri (URCA).

Wellington Gomes Feitosa, Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano UFRGS (PPGCMH/UFRGS) Professor auxiliar na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Mestrado em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com Revalidação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Especialização em Fisiologia e biomecânica dos movimentos, especialização no ensino de Educação Física e especialização em Personal Training: avaliação e prescrição; Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2016-11-28

Cómo citar

TEIXEIRA, José Paulo Gurgel; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; OLIVEIRA, Bérgson Nogueira de; FEITOSA, Wellington Gomes. Public policies sobre la movilidad urbana y ejercicio físico: los efectos del sistema de bicicletas compartidas. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 49, p. 71–81, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n49p71. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n49p71. Acesso em: 18 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais