La evaluación del postgrado en la Educación Física y sus implicaciones para los periódicos: “publicar o perecer” vale también para los editores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p111Resumen
Nuestra intención es reflexionar sobre cómo los modelos de evaluación del postgrado brasileño, sobretodo el sistema Qualis-CAPES, impacta el proceso editorial de los periódicos del área 21, especialmente los del campo de la Educación Física. El texto, en la forma de un punto de vista, trata de cuestiones como el productivismo, el financiamiento, las conductas éticas, la desvalorización del trabajo editorial, entre otros. Considera, sin embargo, que la actividad editorial, con sus vicisitudes, representa una experiencia formativa significativa. El relato se hace desde “el lugar” de los autores, que integran la comisión editorial de la revista Motrivivência - LaboMidia/UFSCCitas
BARATA, Rita de Cássia B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.13, 2016. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização [1929/1930]. In: ____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006, v. XXI.
JOB, Ivone. Desafios e dilemas da editoração de revistas científicas no Brasil. In: RECHIA, Simone et al. (orgs.). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2015.
LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan-abril/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf
LOVISOLO, Hugo R.“Levantando o sarrafo ou dando tiro no pé”: critérios de avaliação e Qualis das Pós-Graduações em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.29, n.1, p. 35-48, set./2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/7/13
____. Gestão de revistas: algumas considerações e sugestões para o debate. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 708-14, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/vol-36-num-4/sumario/S0101328914X00028/
RODRIGUES, Luiz Oswaldo C. Publicar mais, ou melhor? O tamanduá olímpico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.29, n.1, p. 35-48, set./2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/8
SILVA, Mauricio R.; PIRES, Giovani L. Motrivivência, 25: registros de uma trajetória, perspectivas de continuidade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.36, n.4, p. 780-89, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/motrivivencia-25-registros-uma-trajetoria/articulo/S0101328914000134/
_____. A pós-graduação, a CAPES e os periódicos científicos (Editorial). Motrivivência, Florianópolis, ano XXIV, n.39, p.07-13, dez./2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p7 .
SOMA, Nei Y.; ALVES, Alexandre D.; YANASSE, Horacio H. O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.13, 2016. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1128
TANI, Go. Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 715-22, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/editoracao-periodicos-em-educacao-fisica-ciencias/articulo/S0101328914000043/
TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.48, p. 769-792, dez./2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300012
VAZ, Alexandre F.; ALMEIDA, Felipe Q.; BASSANI, Jaison J. Profissionalização dos periódicos: novamente (editorial). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.34, n.3, p. 519-520, jul.-set./2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1645/785
VILAÇA, Murilo M.; PALMA, Alexandre. Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.18, n.53, jun./2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000200013
VILAÇA, Murilo M. Dilemas e desafios da Pós-Graduação: pressão por publicação, produtivismo acadêmico e ética científica em publicação. In: RECHIA, Simone et al. (orgs.). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2015.
ZUIN, Antonio Soares; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do “publique, apareça
ou pereça”: um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa, v.45, n.158, p.726-750, out-dez/2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400726&lng=pt&tlng=pt
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).