Benefícios psicológicos do slackline: relação entre estado de fluxo, tempo de prática e qualidade de vida

Autores

  • Juliano Marques Franco Universidade Estadual de Campinas
  • Rosane Camila de Godoi Universidade Estadual de Campinas
  • Hélio Mamoru Yoshida Universidade Estadual de Campinas
  • Fernanda Tartalha do Nascimento Universidade Estadual de Campinas
  • Paula Teixeira Fernandes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMp https://orcid.org/0000-0002-0492-1670

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65123

Resumo

Esse estudo teve o objetivo de avaliar e mensurar o nível de estado de fluxo de praticantes de slackline e relacioná-lo com a qualidade de vida dos indivíduos. Foram avaliados 30 sujeitos com idade média de 22 (±3) anos. Os instrumentos utilizados: Ficha de identificação; Flow State Scale-2 (FSS-2), Dispositional Flow Scale-2 (DFS-20) e World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQoL-BREF). Para verificar a correlação entre os instrumentos utilizou-se o coeficiente de Spearman, no qual foi possível observar elevados níveis de estado de fluxo e qualidade de vida geral. Foi encontrada correlação significativa entre o fator psicológico da qualidade de vida com a disposição para atingir o fluxo juntamente com o tempo de prática e duração da sessão de treino. Concluímos que a prática do slackline possibilita o desenvolvimento de aspectos psicológicos, como o estado de fluxo e com isso possibilita a melhora na qualidade de vida de seus praticantes.

Biografia do Autor

Juliano Marques Franco, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Educação Física pela UNICAMP. Participante do GEPESP (Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte). Ex-participante do GEPEN (Grupo de Estudos em Psicologia e Neurociências) com poster apresentado no V Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. Professor no Colégio Notre Dame Campinas e na ONG CECOIA (Centro Comunitário Irmão André). Desde cedo sempre praticou esportes, na infância foi campeão Estadual de Jiu-Jitsu e campeão da Liga Campineira de Futsal. Possui curso de Surf pela Escola de Surf Riviera.

Rosane Camila de Godoi, Universidade Estadual de Campinas

Tecnóloga em Turismo, formou-se bacharel em Educação Física pela UNICAMP, no ano de 2018. Participa ativamente no Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN), desde 2015. Fez parte do Programa de Apoio Didático nas disciplinas de: Bioquímica, em 2015; Lazer e sociedade, em 2018; e Aspectos Psicológicos do Esporte, em 2019. Ainda em 2015, auxiliou o Profº Dr. Edivaldo Gois na área de pesquisa sobre Higienismo e Educação Física. Em 2016 foi estagiária da Prof. Dra. Paula Teixeira Fernandes, coordenadora da Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Em 2017, participou do projeto sobre o Amadorismo no Futebol do Profº Sérgio Settani Giglio. Em 2018, foi bolsista do Laboratório MARGEM do departamento de Educação Física e Humanidades. Ademais, tem cursos específicos na área da saúde, reabilitação e treinamento. Ministra palestras referentes a Pesquisa Psicológica no Esporte, Neurociências na Educação e no Esporte, e também sobre Desempenho Esportivo e Estado de Fluxo. Ex-atleta, atualmente é árbitra nacional de Canoagem e Rafting. No presente momento, está finalizando a graduação na modalidade Licenciatura em Educação Física (UNICAMP).

Hélio Mamoru Yoshida, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física (FEF) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação Física - FEF/UNICAMP. Possui licenciatura (2017) e bacharelado (2012) pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Desenvolve projetos relacionados com Esporte e Aspectos Psicológicos, Neurociências e Psicologia do Esporte, além de projetos relacionados à Psicologia do Esporte e sua Interface com Doenças. É Educador em Atividades Físicoesportivas do Serviço Social do Comércio - SESC - SP. 

Fernanda Tartalha do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga formada pela UNESP – Bauru em 2011 com aprimoramento e especialização em Psicologia do Esporte e da Atividade Física pelo Núcleo Paradigma, respectivamente em 2011 e 2013. Trabalha com a preparação psicológica de atletas de diversas modalidades e atualmente é psicóloga esportiva no Esporte Clube Pinheiros.

Paula Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMp


Professora Livre-docente do Departamento de Ciências do Esporte
Faculdade de Educação Física (FEF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, Brasil
GEPEN (Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências), FEF-UNICAMP, Campinas, Brasil
paula@fefunicamp.br

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Franco, J. M., Godoi, R. C. de, Yoshida, H. M., Nascimento, F. T. do, & Fernandes, P. T. (2020). Benefícios psicológicos do slackline: relação entre estado de fluxo, tempo de prática e qualidade de vida. Motrivivência, 32(61), 01–13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65123

Edição

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