Motivação profissional na Educação Física adaptada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78260

Resumo

A formação profissional em Educação Física Escolar Adaptada tem sido assunto debatido de maneira significativa. Assim, novas possibilidades de temas têm sido pensadas, como a motivação profissional. Este estudo tem como objetivo compreender aspectos motivacionais em Professores de Educação Física Escolar Adaptada, sob uma abordagem quali-quantitativa. Foram entrevistados, em 2019, oito professores da rede pública de ensino, com idade média de 44 anos (±11), que concluíram a graduação há 20 anos (±12) e que trabalhavam com crianças com deficiência nas aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que, mesmo com a conclusão de cursos de graduação e especialização, a maioria está insatisfeita com sua formação, por conta da carência de oportunidades. Porém, a maioria, ainda está motivada para melhorar sua prática com cursos e capacitações. Assim, fica claro a importância de ampliar possibilidades acadêmicas e de formação para novas abordagens metodológicas na área das atividades físicas escolares adaptadas.

Biografia do Autor

Paula Teixeira Fernandes, FEF/UNICAMP

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas - Neurociências, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - UNICAMP. Fez Pós-doutorado pela FCM-UNICAMP (Neurociências), em parceria com a University of South Carolina (EUA) na área de neuroimagem e reabilitação. Mais recente, fez estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto (Portugal) na área de envelhecimento e Psicologia do Esporte, em parceria com a FCM-UNICAMP. Professora Livre Docente do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências (graduação e pós-graduação). É também Professora e Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente nas áreas relacionadas à: avaliação psicológica e cognitiva, qualidade de vida, depressão, ansiedade e neurociências. Atua também em parceria com a FCM UNICAMP nas seguintes áreas: Neurologia (Doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve, Epilepsia e AVC) e em doenças reumáticas, ressaltando a relação destas doenças com a atividade física. Foi Coordenadora da Graduação da FEF/UNICAMP.

José Júlio Gavião de Almeida, FEF/UNICAMP

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCC(1982). Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP(1995). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. As principais temáticas relacionadas às áreas de Estudo, Pesquisas e relativas Aplicações práticas, envolvem os seguintes temas: Deficiência Visual; Aprendizagem e iniciação esportiva com ênfase em Esportes Paralímpicos e em .Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate. 

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Scarpato, L. C. ., Fernandes, P. T. ., & Almeida, J. J. G. de . (2021). Motivação profissional na Educação Física adaptada. Motrivivência, 33(64), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78260

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