O ensino do judô paralímpico: a percepção dos técnicos brasileiros

Autores

  • Gabriela Simone Harnisch Universidade Estadual de Campinas
  • Jalusa Andreia Storch Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Douglas Roberto Borella Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Luiza Tanure Alves Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0001-8590-5770
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p140

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar as práticas pedagógicas utilizadas por professores no ensino do judô para pessoas com deficiência visual. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa descritiva, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado à 14 professores e/ou técnicos participantes em uma das etapas do Campeonato Nacional do Judô Paralímpico. Em relação aos resultados, 11 professores afirmaram que tentam inicialmente trabalhar de forma verbal, e posteriormente, pautam-se no tato. Outros 3 professores utilizam-se somente do tato. Apenas 2 professores utilizam-se da tutoria. Assim, percebeu-se que a maior parte dos professores têm adequado suas práticas pedagógicas frente as características que seus alunos apresentam, porém, muitos avanços ainda são necessários.

 

Biografia do Autor

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Física - (FEF/UNICAMP). Docente colaboradora do curso de Educação Física (UNIOESTE).

Jalusa Andreia Storch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Educação Física (FEF/UNICAMP). Docente colaboradora do curso de Fisioterapia (UNIOESTE)

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Docente efetivo do curso de Educação Física (UNIOESTE)

Maria Luiza Tanure Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação Física (FEF/UNICAMP). Docente efetiva da Faculdade de Educação Física (FEF/UNICAMP).

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação Física (FEF/UNICAMP). Docente efetivo da Faculdade de Educação Física (FEF/UNICAMP).

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

HARNISCH, Gabriela Simone; STORCH, Jalusa Andreia; BORELLA, Douglas Roberto; ALVES, Maria Luiza Tanure; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. O ensino do judô paralímpico: a percepção dos técnicos brasileiros. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 55, p. 140–155, 2018. DOI: 10.5007/2175-8042.2018v30n55p140. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n55p140. Acesso em: 21 nov. 2024.

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