FORMAÇÃO DE EDUCADORES: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO EM DESENVOLVIMENTO NO INSTITUTO TÉCNICO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA DA REFORMA AGRÁRIA (ITERRA)

Autores/as

  • Nair Casagrande

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Este artigo apresenta o tema da formação permanente dos professores de educação física e aborda o conteúdo dessa formação, o conhecimento crítico-criativo. Discute a organização dos professores e o papel da formação a partir da prática profissional e dos saberes sistematizados, sugerindo novos caminhos para a área profissional e acadêmica. O professor, como sujeito que estuda, pesquisa e intervém na realidade é concebido como um agente de transformação social desde a formação inicial, até as experiências da profissão. O processo de formaçãopermanente é compreendido nos marcos da flexibilidade, tolerância, autonomia e responsabilidade coletiva, questões complexas e, ao mesmo tempo, coerentes com as novas determinações do mundo produtivo que apresenta novas determinações para a atividade docente, que passa a ser uma questão não apenas das instituições formadoras mas também uma necessidade dos próprios professores.

Biografía del autor/a

Nair Casagrande

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) , especialização em Administração Escolar e Gerenciamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) , mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) . Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, CULTURA CORPORAL, Processo de trabalho pedagógico.

Publicado

2006-01-01

Cómo citar

CASAGRANDE, Nair. FORMAÇÃO DE EDUCADORES: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO EM DESENVOLVIMENTO NO INSTITUTO TÉCNICO DE CAPACITAÇÃO E PESQUISA DA REFORMA AGRÁRIA (ITERRA). Motrivivência, Florianópolis, n. 26, p. 14–45, 2006. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/678. Acesso em: 28 ene. 2025.