Educación Física em el Núcleo Ampliado de Salud de la Família - Atención Primaria: el caso de la ciudad de Vitória/ES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84102

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la carcterización de las prácticas de salud de campo comunes de los profesionales de la educación física en el Centro de Apoyo a la Salud de la Familia /NASF en la ciudad de Vitória /ES. La construcción colectiva de datos fue a través de la observación participante, diario de campo y entrevista colectiva, que generó el mapeo y análisis colectivo de las prácticas de salud de los ocho profesionales de Educación Física. El desdoblamiento analítico nos permitió elaborar dos temas: la participación del profesional de Educación Física en las reuniones del Equipo de Salud de la Familia y NASF; prácticas e intervenciones de campo comunes por parte de NASF PEF. Operamos los datos de los ejes con el fin de registrar todos los eventos del proceso de trabajo del PEF en el ESF. Concluimos que los PER de la NASF en Vitória/ES han estado diseñando sus práticas y conocimientos integrados.

Biografía del autor/a

André Luis Façanha da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), especialização com caratêr de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela Escola de Saúde Pública de Sobral-CE e UVA (2007). Mestre em Saúde da Família pela UFC (2014) e, atualmente doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Espiríto Santo (UFES). 

Ivan Marcelo Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES).

Ueberson Ribeiro Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Graduação e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde também atua como docente do Mestrado Profissional em Educação Física. É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Tem experiência na área da Saúde e da Educação Física Escolar: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação, trabalho e saúde, educação física escolar, práticas corporais e saúde. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física -LESEF/CEFD/UFES

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Publicado

2022-04-14

Cómo citar

Silva, A. L. F. da ., Gomes, I. M. ., & Almeida, U. R. . (2022). Educación Física em el Núcleo Ampliado de Salud de la Família - Atención Primaria: el caso de la ciudad de Vitória/ES. Motrivivência, 34(65), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84102

Número

Sección

Artigos Originais