Os elementos que marcam as especificidades na formação de professores de Educação Física

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76994

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as especificidades na formação do professor de Educação Física na perspectiva de quatro grupos compostos por profissionais que estão à frente das principais discussões no que tange essa área. Este estudo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa descritiva-analítica. A amostra foi composta por 20 profissionais de Educação Física. Os resultados mostraram que a perspectiva geral dos participantes indica que nos cursos de licenciatura em Educação Física são trabalhados os conhecimentos relacionados à cultura corporal, as políticas educacionais, aos conhecimentos didático-pedagógicos, bem como, todo o contexto do ensino formal. Conclui-se que a formação do licenciado em Educação Física possui características próprias, e ter clareza das suas particularidades é importante, pois o não conhecimento dessas especificidades pode acarretar situações preocupantes como, por exemplo, a falta de uma base teórico-prática consistente e de um objeto de estudo que norteie o trabalho pedagógico dos professores.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE

Doutora em Ciências da Motricidade pela UNESP/Campus de Rio Claro e professora dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro, SP, Brasil.

Alexandre Janotta Drigo, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.

Doutor em Educação Física pela UNICAMP e Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Metzner, A. C., & Drigo, A. J. (2020). Os elementos que marcam as especificidades na formação de professores de Educação Física. Motrivivência, 32(63), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76994

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