Contribuição da Educação Física para o Ensino Médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais

Andreia Cristina Metzner, Heidi Jancer Ferreira, Hudson Fabricius Peres Nunes, Marcos Roberto So, Alexandre Janotta Drigo

Resumo


O objetivo do artigo foi identificar e analisar elementos que contribuem para a consolidação da Educação Física no ensino médio integrado ao ensino técnico a partir de diários de aulas e registros de atividades coordenadas por professores de Institutos Federais, durante um ano letivo. Os dados foram tratados pela análise temática. Foram identificadas quatro unidades temáticas determinantes para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais: caracterização da disciplina; perfil profissional dos docentes; ações pedagógicas no ensino de Educação Física; e ações de extensão, pesquisa e atividades extracurriculares. Os resultados indicam que os Institutos Federais oferecem condições satisfatórias para o trabalho docente, possibilitando o enraizamento da Educação Física no currículo a partir de bases teóricas e práticas sistematizadas. 


Palavras-chave


Currículo; Ensino; Ações Pedagógicas

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p106



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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