Contribuição da Educação Física para o Ensino Médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais

Autores

  • Andreia Cristina Metzner Centro Universitário UNIFAFIBE
  • Heidi Jancer Ferreira Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas.
  • Hudson Fabricius Peres Nunes Instituto Federal de São Paulo - Câmpus de Votuporanga.
  • Marcos Roberto So Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre.
  • Alexandre Janotta Drigo Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p106

Palavras-chave:

Currículo, Ensino, Ações Pedagógicas

Resumo

O objetivo do artigo foi identificar e analisar elementos que contribuem para a consolidação da Educação Física no ensino médio integrado ao ensino técnico a partir de diários de aulas e registros de atividades coordenadas por professores de Institutos Federais, durante um ano letivo. Os dados foram tratados pela análise temática. Foram identificadas quatro unidades temáticas determinantes para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais: caracterização da disciplina; perfil profissional dos docentes; ações pedagógicas no ensino de Educação Física; e ações de extensão, pesquisa e atividades extracurriculares. Os resultados indicam que os Institutos Federais oferecem condições satisfatórias para o trabalho docente, possibilitando o enraizamento da Educação Física no currículo a partir de bases teóricas e práticas sistematizadas. 

Biografia do Autor

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE

Doutoranda em Ciências da Motricidade, UNESP/Rio Claro. Professora do Centro Universitário UNIFAFIBE. Bebedouro/São Paulo, Brasil.

Heidi Jancer Ferreira, Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas.

Doutoranda em Ciências da Motricidade, UNESP/Rio Claro. Professora do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Poços de Caldas. Poços de Caldas/Minas Gerais, Brasil. 

Hudson Fabricius Peres Nunes, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus de Votuporanga.

Mestre em Ciências da Motricidade, UNESP/Rio Claro. Professor do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus de Votuporanga. Votuporanga/São Paulo, Brasil.

Marcos Roberto So, Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre.

Mestre em Educação, UNESP/Presidente Prudente. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre/Minas Gerais, Brasil. 

Alexandre Janotta Drigo, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade

Doutor em Educação Física, UNICAMP/Campinas. Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus Rio Claro. Rio Claro/São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-28