As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n56p29Resumo
Com base na teoria da “relação com o saber” de Bernard Charlot, esta investigação teve como
objetivo analisar as relações de sentido e a mobilização das meninas com os saberes das lutas.
Para tanto, este estudo utilizou: (i) observação de aulas do conteúdo judô em uma turma do 7º
ano do Ensino Fundamental; e (ii) entrevistas semiestruturadas com 17 alunos da turma. Os
resultados indicaram menor mobilização das meninas em comparação aos meninos. Os
elementos desfavoráveis à mobilização feminina foram separados em três categorias: (i) a
masculinização e o machismo na luta; (ii) o medo de se machucar; (iii) vergonha de se expor.
Ressaltar as dificuldades do tema gênero e lutas não significa descartá-las do processo
pedagógico, por isso, concluímos o artigo apontando a criação de experiências que subvertam
e transgridam tais barreiras.
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