COPA DO MUNDO E JOGOS OLÍMPICOS: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar

Autores

  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p16

Resumo

  Em tempos de megaeventos esportivos, aumenta a circulação social de projetos para a Educação Física escolar e o esporte formal-federativo. Contudo, no caso dos Jogos Olímpicos, inverte-se a lógica do próprio projeto de tornar o Brasil uma “potência olímpica”. Já a Copa do Mundo de futebol permite sugerir transversalidades nos conteúdos escolares, que por sua vez fortaleceriam os projetos de pretensões críticas e emancipatórias, que concebem a Educação Física como disciplina escolar que deve possibilitar aos alunos a significação e ressignificação de suas próprias experiências de movimento no âmbito da cultura.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

Betti, M. (2009). COPA DO MUNDO E JOGOS OLÍMPICOS: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar. Motrivivência, (32-33), 16–27. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p16

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: 2007-2016 A Década dos Megaeventos Esportivos no Brasil