COPA DO MUNDO E JOGOS OLÍMPICOS: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar

Autores

  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2009n32-33p16

Resumo

  Em tempos de megaeventos esportivos, aumenta a circulação social de projetos para a Educação Física escolar e o esporte formal-federativo. Contudo, no caso dos Jogos Olímpicos, inverte-se a lógica do próprio projeto de tornar o Brasil uma “potência olímpica”. Já a Copa do Mundo de futebol permite sugerir transversalidades nos conteúdos escolares, que por sua vez fortaleceriam os projetos de pretensões críticas e emancipatórias, que concebem a Educação Física como disciplina escolar que deve possibilitar aos alunos a significação e ressignificação de suas próprias experiências de movimento no âmbito da cultura.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

BETTI, Mauro. COPA DO MUNDO E JOGOS OLÍMPICOS: inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, n. 32-33, p. 16–27, 2009. DOI: 10.5007/2175-8042.2009n32-33p16. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p16. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: 2007-2016 A Década dos Megaeventos Esportivos no Brasil