A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-Capes

Marcos Roberto So, Mauro Betti

Resumo


Esta investigação parte da questão: em que medida os periódicos dos estratos superiores do Qualis-Capes contemplam a especificidade da área de estudos e intervenção da Educação Física? Trata-se de estudo quanti-qualitativo que adotou os seguintes procedimentos: (a) levantamento de periódicos dos estratos superiores do Qualis-Educação Física; (b) busca de expressões-chaves nos títulos dos periódicos que caracterizem a especificidade da área; (c) separação de palavras em Campos Semânticos; (d) interpretação dos dados à luz da literatura. Os resultados indicam predominância de periódicos científicos relacionadas às ciências médicas em comparação às demais especificidades da área. Conclui-se que o Qualis permite desvelar uma proposta de identidade epistemológica para a pesquisa em Educação Física. A área é reduzida aos referenciais das ciências médicas e biológica, que não apontam à Educação Física à possibilidade de tornar-se uma ciência integradora, nem a caracterizam como uma área de intervenção profissional ou valorizam seu caráter multidisciplinar.

 


Palavras-chave


Identidade epistemológica; Qualis; Capes; Educação Física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p109



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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