A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-Capes

Autores

  • Marcos Roberto So Faculdade Orígenas Lessa
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p109

Resumo

Esta investigação parte da questão: em que medida os periódicos dos estratos superiores do Qualis-Capes contemplam a especificidade da área de estudos e intervenção da Educação Física? Trata-se de estudo quanti-qualitativo que adotou os seguintes procedimentos: (a) levantamento de periódicos dos estratos superiores do Qualis-Educação Física; (b) busca de expressões-chaves nos títulos dos periódicos que caracterizem a especificidade da área; (c) separação de palavras em Campos Semânticos; (d) interpretação dos dados à luz da literatura. Os resultados indicam predominância de periódicos científicos relacionadas às ciências médicas em comparação às demais especificidades da área. Conclui-se que o Qualis permite desvelar uma proposta de identidade epistemológica para a pesquisa em Educação Física. A área é reduzida aos referenciais das ciências médicas e biológica, que não apontam à Educação Física à possibilidade de tornar-se uma ciência integradora, nem a caracterizam como uma área de intervenção profissional ou valorizam seu caráter multidisciplinar.

 

Biografia do Autor

Marcos Roberto So, Faculdade Orígenas Lessa

Professor da Faculdade Orígenas Lessa - Lençóis Paulista

Mestre em Educação pela Unesp - Presidente Prudente

Bacharel em Educação Física pela Unesp - Bauru

Licenciado em Educação Física pela Unesp- Bauru

Downloads

Publicado

2016-05-25

Como Citar

SO, Marcos Roberto; BETTI, Mauro. A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-Capes. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 109–127, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n47p109. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p109. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais