(Des)investimento na formação docente em Educação Física: perfis e trajetórias de estudantes de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e77207

Resumo

Este estudo visa caracterizar e analisar o perfil e investimentos de professores em formação na licenciatura em Educação Física. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. O instrumento para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultado foram encontradas três categorias referente a perfis de professores em formação, são elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não compreendiam a distinção das habilitações na formação ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação, têm construído uma identificação e pretendem atuar; por fim, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela uma falta de identificação com a área de formação, que repercute em desinvestimento ao longo da trajetória de formação docente.

Biografia do Autor

Clarisse Silva Caetano, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora adjunta do Departamento de Educação Física Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Caetano, C. S., & Santos, D. S. dos. (2020). (Des)investimento na formação docente em Educação Física: perfis e trajetórias de estudantes de licenciatura. Motrivivência, 32(63), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e77207

Edição

Seção

Artigos Originais