Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e78283

Resumo

A Filosofia é um campo de conhecimento que estimula a reflexão, a crítica e o pensamento racional do ser humano para reconhecer suas atitudes e avaliar seus comportamentos. Na Educação Física brasileira ela ocupa pouco espaço na formação de professores, seja pela cisão corpo e mente, ou pelo destaque a uma formação mais voltada às Ciências Naturais. Este ensaio pretende colocar alguma luz neste problema analisando as teorias da área que devem fazer parte da formação de professores e que por diversos motivos estão ausentes na graduação. As teorias estão divididas em quatro paradigmas cada qual com um conjunto de ideias. Esta diversidade de opções foi discutida pelo pensamento complexo de Edgar Morin, apontando o distanciamento entre as correntes filosóficas e as aulas de Educação Física no ensino básico.

Biografia do Autor

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho

Graduado em Educação Física, Espcialista em Ádministração Esporitva, Mestre em Educação Física, doutorando em Educação pela UNINOVE,  autor do livro Pedagogia da Aventura

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

Pereira, D. W. (2021). Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física. Motrivivência, 33(64), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e78283

Edição

Seção

Porta Aberta