A concepção anisiana de educação: notas sobre a Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83758

Resumo

Este trabalho discute o pensamento de Anísio Teixeira sobre a Educação e o lugar, o papel indicado para a Educação Física em sua proposta de Educação Integral e da Educação do corpo no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, inaugurado nos anos 1950, em Salvador/BA. Partimos da premissa que o projeto anisisano de educação teve um papel importante para a produção e legitimidade da Educação Física, como disciplina escolar, concorrendo com as perspectivas hegemônicas das disciplinas ditas propedêuticas. Trata-se de uma pesquisa documental em que foi analisado o discurso proferido por Anísio Teixeira na inauguração da Escola Parque e sua proposta educacional. Constatamos representações progressistas na proposta de Educação Física Escolar presente no projeto anisiano de educação.

Biografia do Autor

Roberto Gondim Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Departamento de Saúde I, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Física - Avaliador Institucional e de Curso do INEP/MEC. Atuando nas áreas de História da Educação Física e do Esporte e Educação Física escolar.

João Danilo Batista Oliveira, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre Educação (2007) e Doutor em Educação (2011) na Universidade Federal da Bahia, com estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Minho - Portugal (2009/2010). Professor Titular da UNEB - Universidade do Estado da Bahia.

Márcia Morel, UESC

Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho em 2005 e doutora em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

Pires, R. G., Oliveira, J. D. B., & Morel, M. (2022). A concepção anisiana de educação: notas sobre a Educação Física . Motrivivência, 34(65), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83758

Edição

Seção

Porta Aberta