A Revista Light na construção do ideal de trabalhador na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2021.e80445%20

Resumo

A proposta do presente artigo é apontar a relevância e os objetivos da Revista Light (1928-1940), da empresa The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power, em seu projeto de formação dos seus trabalhadores na década de 1930. A revista era destinada e distribuída gratuitamente aos trabalhadores da empresa, que tinha sua sede no Rio de Janeiro, mas possuía uma rede de mais de 20 mil funcionários espalhados para além da capital federal. Entre outras intenções, ela imprimia um canal de diálogo e discurso interno na formação do protótipo de trabalhador ideal, alinhado a uma proposta de valorização do trabalho e à harmonização entre as classes sociais.

Biografia do Autor

Guilherme Fernandes Reis das Chagas, Unifesp

Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor de História na educação básica. 

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta Martines. “Institucionalizar Ciência e Tecnologia – Em Torno da Fundação do IDORT (São Paulo, 1918/1931)”. Revista Brasileira de História, São Paulo, V. 7, n. 14, 1987.

BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. A construção do nacionalismo econômico de Vargas. In: BASTOS, Pedro Paulo Zahluth; FONSECA, Pedro Cezar Dutra. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo, Unesp, 2012.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

CORRÊA, Maria Letícia. Light. (verbete). Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro da Primeira República (1889 - 1930). Rio de Janeiro: FGV, 2011.

CORRÊA, Maria Letícia. O setor de energia elétrica e a construção do Estado no Brasil: o Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica (1939-1954). 2002. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.

CRUZ, Heloisa de Faria. São Paulo em Papel e Tinta: periodismo e vida urbana 1890-1915. São Paulo: EDUC; FAPESP; Arquivo do Estado, 2000.

CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, 2007.

ESPINA, Delia Beatriz. O papel das empresas multinacionais na industrialização periférica: um estudo da trajetória da IMB. In: SZMRECSÁNYI, Tamás J. M. K.; MARANHÃO, Ricardo F. A. (org.). História de Empresas e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Hucitec/Fapesp/ABPHE, 1996.

GOMES, Ângela de Castro. Autoritarismo e corporativismo no Brasil: o legado de Vargas. In: BASTOS, Pedro Paulo Zahluth; FONSECA, Pedro Cezar Dutra. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Unesp, 2012.

LENE, Hérica. Memória e História da Comunicação: a participação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no processo de profissionalização do jornalista. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 2, n. 1, 2013.

LENHARO, Alcir. Sacralização da Política. Campinas: Papirus, 1986.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

MARTINS, Ana Luiza. Da fantasia à história: folheando páginas revisteiras. Revista Nera, v. 22, p. 59-79, 2003.

MAUAD, A. M. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 133-174, 2005.

REBECHI, Cláudia Nociolini. Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960). 2014. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2014.

SANTOS, João Marcelo Pereira dos. Os trabalhadores da Light São Paulo, 1900-1935. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, 2009.

SZMRECSÁNYI, Tamás J. M. K.; MARANHÃO, Ricardo F. A. (org.). História de Empresas e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Hucitec; Fapesp; ABPHE, 1996.

SOUZA, Denaldo Alchorne de. Futebol e gênero no Brasil. Caderno Espaço Feminino, v. 22, n. 2, 2009.

VIZEU, Fábio. Idort e difusão do Management no Brasil na década de 1930. E DIFUSÃO DO MANAGEMENT NO BRASIL NA DÉCADA DE 1930. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 58, n. 2, p. 163-173, 2018.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

WILLIANS, Raymond. A imprensa e a cultura popular: uma perspectiva histórica, Ricardo B. Iannuzzi (Tradução). Projeto História, São Paulo, n. 35, 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

CHAGAS, Guilherme Fernandes Reis das. A Revista Light na construção do ideal de trabalhador na década de 1930. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 13, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5007/1984-9222.2021.e80445 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/80445. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê