Histórico da Revista

A Revista Mundos do Trabalho foi criada em 2009 pelo GT "Mundos do Trabalho" da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). Esta publicação digital foi concebida para suprir uma carência identificada pelos pesquisadores da área com relação a uma publicação específica no Brasil. A revista abriu espaço para artigos fundamentados em pesquisas inéditas em História Social do Trabalho realizadas tanto por pesquisadores em processo de formação quanto por especialistas reconhecidos. No final de 2011 foi avaliada pelo Qualis/CAPES pela primeira vez e recebeu a qualificação B2, como reconhecimento inicial de sua qualidade editorial. Na última avaliação, realizada em 2022, foi elevada ao estrato A1, em virtude do crescimento da expressividade do periódico na Área de História.

Em sua primeira década de existência (2009-2018) a revista publicou um número por semestre. A partir de 2019 foi adotada a publicação contínua, em um único volume ao ano.

Desde o primeiro número, recebeu contribuições de pesquisadores europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos e, ao longo dos anos, observou-se uma forte tendência de diversificação regional, que se expressa tanto no esforço editorial de organizar dossiês temáticos quanto nas contribuições que têm chegado de todas as regiões do Brasil. O crescente número de contribuições qualificadas em idioma espanhol vem posicionando a revista como uma referência importante do campo na América Latina. Mais recentemente, foram oferecidos os primeiros artigos em inglês, favorecendo o diálogo com um público ainda mais expressivo. Sua crescente visibilidade deve-se, principalmente, à efervescência dos debates atuais no campo da história do trabalho, à qualidade e ao ineditismo dos textos publicados, à seriedade no processo de avaliação cega por pares e, ainda, à boa articulação internacional dos pesquisadores envolvidos no GT Mundos do Trabalho da ANPUH.

O periódico vem desempenhando um papel fundamental na difusão nacional e internacional da pesquisa recente e dos principais debates em curso na área. Sua ampla circulação, garantida por formato online e de acesso livre, a transforma em alavanca desses debates e em fórum privilegiado de um intercâmbio acadêmico que tende a ser cada vez mais internacionalizado. Por tudo isso, Mundos do Trabalho consolidou-se como um periódico de referência, divulgando pesquisas inovadoras, renovando o arcabouço teórico-metodológico da área e pautando o debate historiográfico.

Em 2020, a revista passou a ser publicada pela Associação Nacional de História do Trabalho, entidade nascida do GT "Mundos do Trabalho" da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).

Coordenadores do GT Mundos do Trabalho - ANPUH

2018-2020: Fabiane Popinigis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2016-2018: Clarice Gontarski Speranza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2014-2016: César Augusto Bubolz Queirós, Universidade Federal do Amazonas
2012-2014: Aldrin A. Castellucci, Universidade do Estado da Bahia
2010-2012: Paulo Fontes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
2008-2010: Henrique Espada Lima, Universidade Federal de Santa Catarina
2006-2008: Marcelo Badaró Mattos, Universidade Federal Fluminense
2004-2006: Alexandre Fortes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2001-2004: Beatriz Ana Loner, Universidade Federal de Pelotas