Os carroceiros do Recife (1870-1890): organização, insubordinação e relações de poder

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2020.e67150

Resumen

O presente artigo analisa as disputas entre os carroceiros e a empresa Locomotora Pernambucana pelo transporte de cargas no Recife. Inicialmente apresenta os diferentes meios pelos quais uma mercadoria chegava à capital da província, e como se dava o seu deslocamento na área compreendida entre o cais do porto, as estações ferroviárias e as casas comerciais em geral. Em seguida, trata do fim do exclusivismo dos carroceiros na condução de carregamentos com o surgimento da Locomotora. Foi quando as carroças tradicionais passaram a concorrer com linhas de carris puxados por animais. O foco central deste texto é a rivalidade entre grupos tecnicamente distintos pelo controle de um segmento econômico específico na segunda metade do século XIX.

Biografía del autor/a

Alessandro Filipe de Meneses Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Citas

AZEVEDO, Elciene. A metrópole às avessas: cocheiros e carroceiros no processo de invenção da "raça paulista". In: AZEVEDO, Elciene; CANO, Jefferson; CUNHA, Maria Clementina Pereira; CHALHOUB, Sidney (org.) Trabalhadores na cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

DUARTE, José Lins. Recife no tempo da Maxambomba (1867-1889): o primeiro trem urbano do Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, 2005.

EISENBERG, Peter. Modernização sem mudança: a indústria açucareira em Pernambuco, 1840-1910. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Campinas: Unicamp, 1977.

GALVÃO, Manoel da Cunha. Noticia sobre as estradas de ferro do Brasil. Rio de Janeiro: Typographia do Diario do Rio de Janeiro, 1869.

HOBSBAWM, Eric. Sindicatos Nacionais Portuários. In: HOBSBAWM, Eric J. Os trabalhadores: estudos sobre a história do operariado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A implantação de serviços urbanos no Recife: o caso da Companhia do Beberibe (1838-1912). 1979. (Dissertação em História) – Universidade Federal de Pernambuco, 1979.

MELO, Josemir Camilo de. A primeira ferrovia inglesa no Brasil: The Recife-São Francisco Railway. Recife: Cepe, 2016.

MELLO, Evaldo Cabral de. Um imenso Portugal: história e historiografia. São Paulo: Ed. 34, 2002.

MENEZES, José Luiz Mota; ARAÚJO, Hamilton Francisco de; CHAMIXAES, José Castelo Branco. Águas do Prata: a Companhia do Beberibe e a história do saneamento de Pernambuco, 1838-1912. Recife: Compesa, 1991.

MILET, Henrique Augusto. A Lavoura de canna de assucar. Pernambuco: Typographia do Jornal do Recife, 1881.

MOURA, Ana Maria da Silva. Cocheiros e carroceiros: homens livres no Rio de senhores e escravos. São Paulo: Hucitec; Brasília: CNPq, 1988.

PINTO, Estevão. História de uma estrada de ferro do Nordeste: contribuição para o estudo da formação e desenvolvimento da empresa "The Great Western of Brazil Railway Company Limited" e das suas relações com a economia do Nordeste brasileiro. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1949.

SINGER, Paul. Desenvolvimento econômico e evolução urbana: análise da evolução econômica de São Paulo, Blumenau, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. 2ª Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.

SOUZA, Maria Angela de Almeida. Posturas do Recife Imperial. 2002 Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

TERRA, Paulo Cruz. Cidadania e trabalhadores: cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1870-1906). 2012. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

TERRA, Paulo Cruz. Tudo que transporta e carrega é negro?: carregadores, cocheiros e carroceiros no Rio de Janeiro (1824-1870). Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

ZAIDAN, Noêmia Maria. O Recife nos trilhos dos bondes de Burro (1871-1914). 1991. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1991.

Publicado

2020-03-24

Cómo citar

GOMES, Alessandro Filipe de Meneses. Os carroceiros do Recife (1870-1890): organização, insubordinação e relações de poder. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 12, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5007/1984-9222.2020.e67150. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2020.e67150. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos