Na era da expertise: formação e qualificação dos servidores públicos durante a Segunda Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2019.e66821

Resumo

Este artigo busca analisar os projetos e discursos de institucionalização da carreira de servidores técnicos federais, propostos pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), entre 1938 e 1945. A partir da visão da formação de núcleos de funcionários administrativos altamente qualificados e na proposta de novos concursos públicos, procura-se entender como o discurso do mérito, da expertise e da eficiência estava ligado à formação de novos quadros de trabalhadores no serviço público no Estado Novo. Objetiva-se, ainda, compreender como o Departamento se posicionou no período da Segunda Guerra Mundial, participando de um projeto varguista de cooperação e alinhamento com o governo norte-americano, durante o conflito.

Biografia do Autor

Fernanda Lima Rabelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Professora e pesquisadora na área de História Contemporânea do Instituto Federal de Educacao, Ciência e Tecnologia Fluminense. Desde 2017 é Visiting Research Fellow no Spanish, Portuguese and Latin American Studies Department na University College Cork, Irlanda.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

RABELO, Fernanda Lima. Na era da expertise: formação e qualificação dos servidores públicos durante a Segunda Guerra Mundial. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 11, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5007/1984-9222.2019.e66821. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2019.e66821. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2019.1 - "Trabalhadores e Segunda Guerra Mundial"