O estágio não-obrigatório no curso de pedagogia: contribuições formativas e contradições presentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100648

Palavras-chave:

Estágio não-obrigatório, Pedagogia, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as vivências do estágio curricular não-obrigatório como espaço formativo para as/os futuras/os pedagogas/os, por meio das reflexões apresentadas pelas/os estudantes do curso de Pedagogia, buscando evidenciar suas contribuições e contradições. A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta considerações da literatura sobre os aspectos formativos e ponderações de estudantes de uma universidade pública estadual do norte do Paraná, sobre as experiências vividas durante o estágio não-obrigatório a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados, organizados a partir das categorias (a) razões e motivações para a vivência do estágio não-obrigatório; (b) vantagens e pontos positivos gerados pela vivência; e (c) desafios e pontos negativos gerados pela vivência, apontam que, para as/os estagiárias/os, as contribuições desta modalidade de estágio incluem reconhecer-se em atuação, o aprimoramento de habilidades, a imersão por mais tempo no ambiente escolar, a possibilidade de inserir-se futuramente no mercado de trabalho e a remuneração temporária, que colabora para a permanência na universidade. Como contradições, ressaltam o desvio de funções, o acúmulo de demandas do estágio e da universidade e a baixa remuneração, sendo esses os aspectos que também permeiam essas experiências. Outrossim, a pesquisa aponta a necessária definição, por meio de legislação pertinente, das ações esperadas de estagiárias/os em campo, tendo em vista preservar o caráter verdadeiramente educativo dessas vivências, bem como qual o impacto do estágio não-obrigatório – e das múltiplas funções que os estudantes assumem – na desvalorização e supressão de espaços de atuação para profissionais já habilitados à docência.

Biografia do Autor

Heloísa Alves Martins da Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, PR, Brasil. 

Mariana Vaitiekunas Pizarro, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina, UEL, PR, Brasil, no Departamento de Educação (Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA), para o curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutora em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru/SP, Brasil. Mestrado e Graduação em Pedagogia pela mesma Universidade. Foi docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) no campus de Londrina/PR por 6 anos, atuando nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi também professora efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo por 7 anos na E. E. Sebastiana Valdíria Pereira da Silva em Bauru/SP, exercendo por 3 anos a função Professora Coordenadora nesta mesma Unidade Escolar, atuando na formação de professores e Gestão Escolar juntamente com a Direção e Vice-Direção.Foi ganhadora do 22 Troféu HQMIX em 2010 na categoria -Melhor Dissertação de Mestrado de 2009 sobre Histórias em Quadrinhos no Brasil.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, alfabetização científica, formação de professores para o ensino de Ciências.Seus focos de pesquisa estão, atualmente, na pesquisa em alfabetização científica como temática para a formação de professores bem como o reconhecimento dos indicadores de alfabetização científica como parte importante deste processo e no estudo bem como a utilização das histórias em quadrinhos como um recurso adicional e potencial para a prática pedagógica dos professores em diferentes níveis de ensino.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Rocha, H. A. M. da, & Pizarro, M. V. (2025). O estágio não-obrigatório no curso de pedagogia: contribuições formativas e contradições presentes. Perspectiva, 43(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100648

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