Educação de Jovens e Adultos e seus sujeitos: especificidades de um domínio epistemológico e de um campo de práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e101014

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juvenilização, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar e debater elementos relativos aos domínios epistemológico e histórico, além do campo de práticas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. O percurso metodológico prioriza a pesquisa bibliográfica com enfoque na compreensão dos sujeitos dessa modalidade educativa e na ênfase da EJA como um campo de estudos, práticas e investigação. Apresentamos uma breve introdução ao tema abordado, seguida do aprofundamento da discussão sobre a contribuição de Programas para a implantação de políticas públicas na EJA e consideramos as especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos, na intenção de problematizar também o fenômeno da juvenilização. Nas considerações finais, apontamos a necessidade de construirmos uma conscientização, resultante da associação entre os âmbitos da epistemologia e da política, que nos conduza a uma práxis transformadora, além de investirmos no desenvolvimento de um questionamento crítico como forma de superar a alienação de papéis prescritos, descobrindo os direitos que nos humanizam e assumindo a responsabilidade de lutar pelo exercício desses direitos e pela sua concretização para todos, especialmente para os sujeitos cujos grupos sociais vivenciam histórica e coletivamente a negação de direitos sociais, políticos e humanos. Nessa perspectiva, é imprescindível consertar as experiências educativas relativas à escolarização básica, incluindo as que ofertam a EJA com os projetos transformadores nos nossos contextos de vida.

Biografia do Autor

Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

Professor e Doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia

Docente da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Doutora em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona, Espanha

Sidneya Magaly Gaya, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - EPEJA dessa instituição.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Alcoforado, J. L. M., Dantas, T. R., & Gaya, S. M. (2024). Educação de Jovens e Adultos e seus sujeitos: especificidades de um domínio epistemológico e de um campo de práticas. Perspectiva, 42(2), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e101014

Edição

Seção

Educação de pessoas jovens, adultas e idosas, o trabalho e as políticas públicas