Avaliação Municipal da Educação Infantil: reflexões sobre os desafios de avaliar no contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e102048

Palavras-chave:

Educação infantil, Política de avaliação, Contexto Manauara

Resumo

O presente artigo aborda o debate sobre avaliação da Educação Infantil, que é carregado de dissidências no Brasil, em função da necessidade de melhor definição das especificidades próprias desta etapa de educação nos diferentes tipos de avaliação que lhe atravessam. Possui como objetivo analisar os desafios da realidade manauara na construção de uma política de avaliação municipal para a Educação Infantil. A metodologia foi construída a partir da Sociologia da Ação Pública, combinada com as frentes de revisão de literatura em repositórios de dissertações e teses, e de análise de conteúdo a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo, que foi desenvolvida junto a professores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Manaus). Salientamos a importância da discussão sobre a política de avaliação com base nas especificidades do contexto amazônico e da própria etapa que enfrenta desafios em relação às concepções de infância, avaliação educacional e ao exercício da gestão democrática para implementação de políticas públicas que acolham a creche e a pré-escola e que contemplem as particularidades das infâncias.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa

Rodrigo de Macedo Lopes, Faculdade Matias Machline

Professor da Faculdade Matias Machline, Manaus/AM, Brasil Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Francisca Maria Coelho Cavalcanti, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Doutora em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Léon: Leon , Castilla y Léon, ES

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Silva, C. O. da, Silva, C. F. da, Lopes, R. de M., & Cavalcanti, F. M. C. (2025). Avaliação Municipal da Educação Infantil: reflexões sobre os desafios de avaliar no contexto amazônico. Perspectiva, 43(4), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e102048

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua