Avaliação Municipal da Educação Infantil: reflexões sobre os desafios de avaliar no contexto amazônico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e102048Palavras-chave:
Educação infantil, Política de avaliação, Contexto ManauaraResumo
O presente artigo aborda o debate sobre avaliação da Educação Infantil, que é carregado de dissidências no Brasil, em função da necessidade de melhor definição das especificidades próprias desta etapa de educação nos diferentes tipos de avaliação que lhe atravessam. Possui como objetivo analisar os desafios da realidade manauara na construção de uma política de avaliação municipal para a Educação Infantil. A metodologia foi construída a partir da Sociologia da Ação Pública, combinada com as frentes de revisão de literatura em repositórios de dissertações e teses, e de análise de conteúdo a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo, que foi desenvolvida junto a professores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Manaus). Salientamos a importância da discussão sobre a política de avaliação com base nas especificidades do contexto amazônico e da própria etapa que enfrenta desafios em relação às concepções de infância, avaliação educacional e ao exercício da gestão democrática para implementação de políticas públicas que acolham a creche e a pré-escola e que contemplem as particularidades das infâncias.
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