Políticas públicas para a educação física escolar no Brasil durante a ditadura militar: uma só representação?

Autores

  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira Universidade Federal do Paraná, Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho pretende indicar um conjunto diverso
de representações sobre a formação desejada
para o professor escolar de Educação Física
nos anos da ditadura militar no Brasil. Para
tanto, vale-se de fontes diversas como depoimentos
de professores, manifestos internacionais,
atas de entidades classistas, além do
debate expresso nas páginas da Revista Brasileira
de Educação Física e Esportes entre os
anos 1968 e 1984. Conclui que a preocupação
com uma formação dita científica para os professores,
era questão de ordem para os mais
diferentes agentes, que reivindicavam a elevação
do status social e da valorização do professor
de Educação Física.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Oliveira, M. A. T. de. (2003). Políticas públicas para a educação física escolar no Brasil durante a ditadura militar: uma só representação?. Perspectiva, 21(1), 151–178. https://doi.org/10.5007/%x