A Educação para a amplitude de experiência

Autores

  • Divino José da Silva Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo tem como objeto a crítica de Horkheimer à racionalidade instrumental e os elementos decorrentes desta crítica, para se pensar uma educação para a sensibilidade, que se contraponha à “apatia”, à “frieza” e à “crueldade” que, em grande medida, caracterizam o comportamento dos indivíduos na sociedade contemporânea. Para isso foi analisado, a partir de Horkheimer, o sentido da crise ética em nossa sociedade, constatando-se que os valores morais, construídos ao longo do processo civilizatório, já não podem mais determinar as ações dos indivíduos. Diante disto, buscou-se pensar, a partir da filosofia tardia de Horkheimer, a relação entre ética e uma educação para a sensibilidade que, compreendida como processo formativo amplo, deveria possibilitar aos indivíduos o acesso à “experiência” dos valores morais.

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Silva, D. J. da. (2001). A Educação para a amplitude de experiência. Perspectiva, 19(2), 331–349. https://doi.org/10.5007/%x

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