A Educação para a amplitude de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O artigo tem como objeto a crítica de Horkheimer à racionalidade instrumental e os elementos decorrentes desta crítica, para se pensar uma educação para a sensibilidade, que se contraponha à “apatia”, à “frieza” e à “crueldade” que, em grande medida, caracterizam o comportamento dos indivíduos na sociedade contemporânea. Para isso foi analisado, a partir de Horkheimer, o sentido da crise ética em nossa sociedade, constatando-se que os valores morais, construídos ao longo do processo civilizatório, já não podem mais determinar as ações dos indivíduos. Diante disto, buscou-se pensar, a partir da filosofia tardia de Horkheimer, a relação entre ética e uma educação para a sensibilidade que, compreendida como processo formativo amplo, deveria possibilitar aos indivíduos o acesso à “experiência” dos valores morais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.