Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas

Irandé Costa Antunes

Resumo


Os gêneros textuais, com os desdobramentos teóricos, históricos e culturais de suas realizações mais ou menos tipificadas, constituem o ponto de partida para se especificar, com maior precisão, as regularidades sintáticas, semânticas e pragmáticas do texto. Representam a referência mais válida para a apreensão : a) das regularidades lingüistico-comunicativas dos textos; b) das estratégias para sua adequação e eficácia; c) da repercussão de tais  estratégias na sua superficie; d) da correlação entre as operacões de textualização e os aspectos pragmáticos implicados na atividade verbal. 0 estudo do texto, nas particularidades concretas de seus gêneros, favorece, portanto, a sistematização e ampliação da competência comunicativa dos usuários da lingua.


Palavras-chave


Língua portuguesa; Estudo e ensino; Gêneros textuais; Portuguese language; Study and teaching; Text gender; Lengua portuguesa; Estudio y enseñanza; Generos textuales

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2002 Irandé Costa Antunes

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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