Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas

Autor/innen

  • Irandé Costa Antunes UFPE - Pernanbuco - PE

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Os gêneros textuais, com os desdobramentos teóricos, históricos e culturais de suas realizações mais ou menos tipificadas, constituem o ponto de partida para se especificar, com maior precisão, as regularidades sintáticas, semânticas e pragmáticas do texto. Representam a referência mais válida para a apreensão : a) das regularidades lingüistico-comunicativas dos textos; b) das estratégias para sua adequação e eficácia; c) da repercussão de tais  estratégias na sua superficie; d) da correlação entre as operacões de textualização e os aspectos pragmáticos implicados na atividade verbal. 0 estudo do texto, nas particularidades concretas de seus gêneros, favorece, portanto, a sistematização e ampliação da competência comunicativa dos usuários da lingua.

Veröffentlicht

2002-01-01

Zitationsvorschlag

Antunes, I. C. (2002). Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas. Perspectiva, 20(1), 65–76. https://doi.org/10.5007/%x