A psicogenética de Wallon e a educação infantil

Ana Beatriz Cerisara

Resumo


A psicologia juntamente com a sociologia, antropologia, história, linguística, entre outras, tem sido entendida como uma das áreas de conhecimento, que pode contribuir para a compreensão da prática das educadoras que atuam junto a crianças de Oa 6 anos em instituições de educação infantil. Vários têm sido os teóricos com quem as educadoras
têm procurado dialogar, entre eles Piaget, Vygotsky e Wallon. Neste artigo, levanto alguns aspectos da Psicogenética Walloniana que evidenciam a necessidade de um estudo mais aprofundado desta teoria e de suas relações com a educação infantil. Para isso, apresento uma síntese dos princípios epistemológicos que sustentam a teoria formulada por
Wallon, enfocando a análise em tomo do tema da EmoçlJo, por entender que'ela tem um papel fundamental no cotidiano das educadoras que trabalham com crianças de Oa 6 anos.


Palavras-chave


Psicologia; Wallon; Educação Infantil; Formação de Profissionais da Educação Infantil

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1997 Ana Beatriz Cerisara

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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