Uma perspectiva actual sobre a investigação em Estudos Curriculares

Autores

  • José Augusto Pacheco UMINHO - Braga - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Currículos, currículos-avaliação, currículos-planejamento, Curriculum, curriculum-evaluation, curriculum-planning, curriculum-évaluation, curriculum-planification

Resumo

Com este artigo pretende-se lançar um olhar crítico sobre a investigação em Estudos Curriculares, realizada em Portugal, nos últimos 15 anos, questionando a noção de Desenvolvimento Curricular/Estudos Curriculares e contextualizando a investigação
em educação no seio das Ciências Sociais, incluindo os diversos ciclos da sua legitimação. Conclui-se que a investigação curricular é fortemente influenciada pelo ciclo político e que as questões ligadas à organização curricular, à formação de professores, à reforma e à avaliação são as mais trabalhadas.

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, UMINHO - Braga - Portugal

Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela UMINHO (2003) . Atualmente é Professor do quadro da Universidade UMINHO, Membro de corpo editorial do Educação e Sociedade e Membro de corpo editorial da Contrapontos (UNIVALI).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-30