Currículo e “Novas Tecnologias” em tempos de globalização

Autores

  • Fernando Cesar Sossai UNIVILLE - Joinvile - SC
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC - Florianópolis - SC
  • José Augusto Pacheco Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p19

Resumo

Neste ensaio discutimos arranjos epistemológicos que supostamente inscrevem o campo dos estudos curriculares em uma agenda cosmopolita de reflexão. Além disso, analisamos como os estudos curriculares, sob a premissa do diálogo com o fenômeno da globalização, colocam-se a produzir metáforas, epítetos e jargões curriculares cada vez mais alegóricos. Nessa direção, refletimos também sobre o reenquadramento dos estudos curriculares enquanto lugar de práticas de significação, bem como acerca do caráter ambivalente que o processo de digressão sobre a globalização possibilita no próprio campo. No perscrutar desses sentidos, adotamos como lócus de reflexão os híbridos contextos curriculares do Brasil e de Portugal na expectativa de problematizar uma questão basilar: a equivalência semântica das propaladas “novas tecnologias educacionais” a veículos da globalização imaginariamente habilitadas à “atualização” do currículo escolar. Nesse fazer, adotamos como questões referenciais a relação entre currículo e globalização de modo a refletir sobre alguns dos argumentos que têm sido utilizados para interrogar o campo dos estudos curriculares frente aos ensejos de propagandeadas tecnologias capazes de promover o trânsito entre o local e o global.

 

 

Biografia do Autor

Fernando Cesar Sossai, UNIVILLE - Joinvile - SC

Possui graduação em História pela UNIVILLE (2006) e mestrado em Educação pela UDESC (2009). Atualmente é professor de História Antiga, História do Brasil e História da América no curso de História e de Antropologia no curso de Design da UNIVILLE. Tem experiência na área de história, com ênfase em ensino de história e artefatos audiovisuais. Atua principalmente nos seguintes temas: educação e currículo, currículo e tecnologias da informação e comunicação, história e meio ambiente, representações sociais e patrimônio histórico. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC - Florianópolis - SC

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Coordenadoria de Pós-graduação - Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Sossai, F. C., Mendes, G. M. L., & Pacheco, J. A. (2010). Currículo e “Novas Tecnologias” em tempos de globalização. Perspectiva, 27(1), 19–46. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p19

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos