O ensino da língua materna: as narrativas cotidianas e literárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xPalavras-chave:
Narrativas Cotidianas e Literárias, Didática, Língua Materna, Daily and Literary Narratives, Didactic, Maternal Language, Narrativas cotidianas y literarias, Didáctica, Língua maternaResumo
O texto apresenta a importância das narrativas na primeira série do Ensino Fundamental, destacando alguns aspectos das atividades de ensino da língua materna como resultado da pesquisa de doutorado na área da Linguagem e Educação. O objetivo do estudo foi o de compreender como as narrativas cotidianas e literárias foram trabalhadas e se manifestaram com todo o seu movimento, limitações e avanços, tendo como pano de fundo um conjunto de mediações que confi gurou, em parte, a análise realizada. O campo empírico foi analisado a partir de uma concepção de linguagem e de atividade humana, com base nas referências teóricas fornecidas pela perspectiva histórico-cultural, especifi camente os aportes de Vygotski e Leóntiev. O resultado foi o de que as narrativas cotidianas e literárias estavam presentes nas atividades de ensino, mas que, em alguns momentos e ações, havia uma subsunção das narrativas literárias à didática, quando essas narrativas eram usadas como recursos para o ensino da língua. Essa questão tensionou a linha tênue entre a necessidade de ensinar a ler e a escrever, os processos de aprendizagem (campo da didática) e o uso da narrativa literária sem que se perdessem os elementos potencializadores nela contidos. Nesta pesquisa, defendemos a tese de que as narrativas – cotidianas e literárias – são relevantes e fundamentais nas atividades de ensino da língua materna. Mas as narrativas literárias são as que potencializam os aspectos e os saltos qualitativos que permitem ir além do plano da cotidianidade, ampliando e estendendo as diversas possibilidades do uso da palavra e o desenvolvimento da capacidade criadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional