Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos

Cecil Jeanine Albert Zinani, Salete Rosa Pezzi dos Santos, Tânia Maria Cemin Wagner

Resumo


A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a refl exão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.


Palavras-chave


Leitura do Texto Literário; Zona de Desenvolvimento Proximal; Grupo Operativo; Reading of Literary Text; Zone of Proximate Development; Operative Group; Lectura del texto literario; Zona de desarrollo próximo; Grupo operativo

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Cecil Jeanine Albert Zinani, Salete Rosa Pezzi dos Santos, Tânia Maria Cemin Wagner

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.