Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos

Autores

  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul (RS)
  • Salete Rosa Pezzi dos Santos Universidade de Caxias do Sul (RS)
  • Tânia Maria Cemin Wagner Universidade de Caxias do Sul (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Leitura do Texto Literário, Zona de Desenvolvimento Proximal, Grupo Operativo, Reading of Literary Text, Zone of Proximate Development, Operative Group, Lectura del texto literario, Zona de desarrollo próximo, Grupo operativo

Resumo

A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a refl exão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.

Biografia do Autor

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Letras pela UCS (1968) , especialização em Literatura Infanto Juvenil pela UCSl (1983) , mestrado em Teoria da Literatura pela PUC - RS (1991) e doutorado em Letras pela UFRGS (2003). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Salete Rosa Pezzi dos Santos, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Letras Português-Francês pela UCS (1971) , especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela UCS (1983) , mestrado em Letras pela UFRGS (2001) e doutorado em Letras pela UFRGS (2007). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tânia Maria Cemin Wagner, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Psicologia pela PUC - RS (1990), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (1994) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2000). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-11-16