Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos

Autor/innen

  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul (RS)
  • Salete Rosa Pezzi dos Santos Universidade de Caxias do Sul (RS)
  • Tânia Maria Cemin Wagner Universidade de Caxias do Sul (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

A leitura do texto literário constitui preocupação relevante de professores de Língua Portuguesa e Literatura. Na tentativa de contribuir com a refl exão sobre esse problema, pretende-se apresentar algumas considerações sobre a abordagem do texto literário no processo de ensino. Inicialmente, discutem-se aspectos teóricos sobre leitura e suas implicações com cultura e escola, destacando o papel mediador da instituição na formação do público leitor e a valorização do texto literário como possibilidade de estimular um pacto entre o jovem e o texto, permitindo uma vivência singular com a obra. A seguir, são focalizadas as contribuições de Vygotsky acerca dos conceitos de zona de desenvolvimento proximal.

Autor/innen-Biografien

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Letras pela UCS (1968) , especialização em Literatura Infanto Juvenil pela UCSl (1983) , mestrado em Teoria da Literatura pela PUC - RS (1991) e doutorado em Letras pela UFRGS (2003). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Salete Rosa Pezzi dos Santos, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Letras Português-Francês pela UCS (1971) , especialização em Literatura Infanto-Juvenil pela UCS (1983) , mestrado em Letras pela UFRGS (2001) e doutorado em Letras pela UFRGS (2007). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tânia Maria Cemin Wagner, Universidade de Caxias do Sul (RS)

Graduação em Psicologia pela PUC - RS (1990), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (1994) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2000). Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Veröffentlicht

2007-11-16

Zitationsvorschlag

Zinani, C. J. A., Santos, S. R. P. dos, & Wagner, T. M. C. (2007). Leitura do texto literário: prazer e aquisição de conhecimentos. Perspectiva, 25(2), 387–401. https://doi.org/10.5007/%x