Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária

Autores

  • Kátia Maria da Cruz Ramos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p463

Resumo

Este trabalho transita pelo movimento de reconceitualização da docência universitária e tem como propósito trazer elementos para o recente debate sobre essa profi ssionalidade, no contexto da compreensão da docência como uma profi ssão de relações. Para tanto, congrega dados de uma década de envolvimento em ações de atualização didático-pedagógica, endereçadas a professores universitários, estabelecendo diálogo com estudos que têm como base um olhar multirreferencial no quadro da compreensão e defesa de uma profi ssionalidade docente refl exiva, investigativa e crítica, baseada numa ética de responsabilidade individual e coletiva. Neste sentido, delineia caminhos que vêm possibilitando a professores universitários uma ressignificação da função docente, no contexto da compreensão de que questionar o saber e refl etir sobre o fazer é movimento inerente à docência em geral e dinâmica estruturante da profi ssionalidade docente universitária em particular.

Biografia do Autor

Kátia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE) e membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U.Porto).

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

Ramos, K. M. da C. (2011). Questionando o saber refletindo sobre o fazer: inquietações de professores sobre a profissionalidade docente universitária. Perspectiva, 29(2), 463–481. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p463

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