Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p943Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as representações sociais de conselho de classe partilhadas por professores da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes. A teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a abordagem culturalista de Jodelet foram o referencial teórico-metodológico de base para análise dos dados coletados através de questionários de associação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam sentidos ambíguos das representações sociais de conselho de classe por professores indicando perspectivas progressista/tradicional. Tais perspectivas se constituem da conjunção de distintos elementos que se inter-relacionam agregando sentidos à avaliação e à democratização das relações. Essas representações sociais de conselho de classe apontam para uma ação avaliativa que é objetivada no ensino e na aprendizagem do professor e do aluno simultaneamente, bem como, se conserva restrita à aprendizagem e/ou não aprendizagem do aluno. A ancoragem remete à condição de democratização das relações, por meio da reflexão dialogada, mas também se utiliza dessa condição para a manutenção da figura de poder do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.