Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores

Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, Kátia Maria da Cruz Ramos, Fatima Maria Leite Cruz

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as representações sociais de conselho de classe partilhadas por professores da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes. A teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a abordagem culturalista de Jodelet foram o referencial teórico-metodológico de base para análise dos dados coletados através de questionários de associação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam sentidos ambíguos das representações sociais de conselho de classe por professores indicando perspectivas progressista/tradicional. Tais perspectivas se constituem da conjunção de distintos elementos que se inter-relacionam agregando sentidos à avaliação e à democratização das relações. Essas representações sociais de conselho de classe apontam para uma ação avaliativa que é objetivada no ensino e na aprendizagem do professor e do aluno simultaneamente, bem como, se conserva restrita à aprendizagem e/ou não aprendizagem do aluno. A ancoragem remete à condição de democratização das relações, por meio da reflexão dialogada, mas também se utiliza dessa condição para a manutenção da figura de poder do professor.

 


Palavras-chave


Conselho de classe; Representações sociais; Gestão democrática

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p943



Direitos autorais 2018 Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, Kátia Maria da Cruz Ramos, Fatima Maria Leite Cruz

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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