Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p943

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as representações sociais de conselho de classe partilhadas por professores da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes. A teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici e a abordagem culturalista de Jodelet foram o referencial teórico-metodológico de base para análise dos dados coletados através de questionários de associação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam sentidos ambíguos das representações sociais de conselho de classe por professores indicando perspectivas progressista/tradicional. Tais perspectivas se constituem da conjunção de distintos elementos que se inter-relacionam agregando sentidos à avaliação e à democratização das relações. Essas representações sociais de conselho de classe apontam para uma ação avaliativa que é objetivada no ensino e na aprendizagem do professor e do aluno simultaneamente, bem como, se conserva restrita à aprendizagem e/ou não aprendizagem do aluno. A ancoragem remete à condição de democratização das relações, por meio da reflexão dialogada, mas também se utiliza dessa condição para a manutenção da figura de poder do professor.

 

Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, Universidade Federal de Pernambuco Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (2016). Concursada como Técnica de Ensino Superior - Pedagoga da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como orientadora educacional e coordenadora de articulação pedagógica no Colégio de Aplicação - Centro de Educação (2009) e como Professora da Educação Básica, atuando na Educação de Jovens e Adultos pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (2003).

Kátia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), realiza pesquisa na área de formação de professores tendo como interesse questões relacionadas com o Desenvolvimento Profissional Docente em geral e na Universidade em particular.

Fatima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica e do Departamento de Psicologia e de Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), realiza pesquisa na área de formação de professores.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Rodrigues Tabosa Brandão, M. M., Ramos, K. M. da C., & Cruz, F. M. L. (2018). Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores. Perspectiva, 36(3), 943–960. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p943

Edição

Seção

Artigos