Educação a distância como mídia-educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p175Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão da Educação a Distância (EaD) a partir do referencial teórico e metodológico da mídia-educação. Em uma perspectiva mais ampla, que trata da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de ensino e de aprendizagem, busca deslocar a discussão da modalidade para o método. A educação para a cidadania pela EaD está associada à apropriação crítica e criativa das mídias em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Este artigo reconhece a formação de professores pela EaD como um espaço de possibilidades para a formação crítica, desde que pensada segundo este referencial. E procura atender ao seu objetivo de fomentar o debate acerca das concepções possíveis para a educação a distância na medida em que analisa e relaciona alguns desafios enfrentados quando a iniciativa é fazer a EaD como mídia-educação. Reafirma em sua conclusão que o potencial dos sujeitos de se apropriarem crítica e criativamente das ferramentas técnicas que tendem a instrumentalizá-los é parte essencial da agenda da formação de professores, de modo a oportunizar a transformação metodológica posta em pauta na educação contemporânea.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.