Políticas e práticas da história escolar no ensino médio do Brasil: a interdisciplinaridade em questão

Autores

  • Margarida Maria Dias de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Inês Sucupira Stamatto UFRN
  • Itamar Freitas de Oliveira UFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p429

Resumo

A questão da interdisciplinaridade é uma nova e específica demanda que se coloca para a formação de professores. Como, então, efetivá-la nas áreas de História e de Geografia, quando as mesmas são confundidas com os antigos Estudos Sociais? Este texto pretende narrar a introdução da proposta de Estudos Sociais, intermediada pela Escola Nova, e a sua posterior permanência na educação brasileira durante o século XX. Em seguida, apresenta e discute a abordagem da interdisciplinaridade nos documentos que orientam o Ensino Médio no Brasil entre 1998 e 2013. Para tanto, analisa a bibliografia e os documentos oficiais que referenciam a questão e, a partir deles, propõe algumas hipóteses para a tão conflituosa discussão sobre a inserção da interdisciplinaridade na educação básica, embora amplamente defendida na academia.

Biografia do Autor

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em Metodologia do Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, livros didáticos de História, formação de professores, historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico). Atualmente é professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi representante de História na Comissão Técnica do PNLD nas avaliações de 2007, 2008, 2010, 2011, 2013 e 2014. É coordenadora da Coleção Ensino de História da EDUFRN que conta, atualmente, com seis volumes.

Maria Inês Sucupira Stamatto, UFRN

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), doutorado em História - Études des Sociétés Latinoaméricaines - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1992) e pós-doutorado em Educação - Université du Québéc à Montreal UQAM (1999). Atualmente é associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia da Educacao, Ensino de História, Livro Didático e Educacão do Rio Grande do Norte.

Itamar Freitas de Oliveira, UFS

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo-USP (1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2006) e desenvolve atividades de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília-PPGH/UnB (2013-2014). É professor do Departamento de Educação e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em história do tempo presente, história da historiografia didática e usos da história na formação de pessoas.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Oliveira, M. M. D. de, Stamatto, M. I. S., & Oliveira, I. F. de. (2014). Políticas e práticas da história escolar no ensino médio do Brasil: a interdisciplinaridade em questão. Perspectiva, 32(2), 429–451. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p429

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos