O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira

Autores

  • Marilda da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.
  • Adriele Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • Julia Elaine Diniz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p789

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória sobre a produção do fenômeno violência em espaço escolar, especificamente a violência cometida por professores em sala de aula contra crianças e adolescentes, explicitando a vulnerabilidade institucional que essa violência gera. O objetivo é abrir uma chave interpretativa sobre violência em sala de aula por professores contra alunos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do mecanismo da produção da cultura da violência, a partir desse entrecruzamento. As fontes foram o ECA e 184 histórias de escolarização produzidas nos anos de 2004, 2007 e 2010 por alunos do Curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que diziam respeito às experiências vivenciadas na escolarização básica. As narrativas foram trabalhadas por meio de uma inflexão à Análise de Conteúdo, configurando uma análise categorial que permitiu uma base empírica que dialogou, analiticamente, com as prescrições do ECA. Dos resultados pode-se destacar que os professores cometem violência contra alunos na sala de aula de várias maneiras e por diferentes razões em todos os níveis de ensino; o tipo de violência mais cometida é a verbal; o contexto das situações em que ocorrem essa violência é, sobretudo, o de aprendizagem de algum conteúdo; a faixa etária mais atingida é de 8 a 9 anos; o ECA não é respeitado por professores no âmbito da relação professor-aluno. Sendo assim, esse conjunto gera vulnerabilidade da escola. 

Biografia do Autor

Marilda da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.

Adriele Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Julia Elaine Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

da Silva, M., da Silva, A. G., & Diniz, J. E. (2015). O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira. Perspectiva, 33(2), 789–803. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p789