Língua Portuguesa: formação docente e educação pré-escolar em contexto timorense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p439

Resumo

Desde o período da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste diversos são os programas de cooperação do Brasil e de Portugal para a difusão e ensino da Língua Portuguesa (LP) naquele país. É o caso, por exemplo, do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Nesse sentido, na confluência das áreas de Educação (numa perspectiva freireana) e dos Estudos Lusófonos, após breve contextualização da situação da LP em Timor-Leste (no período colonial e durante o domínio indonésio), este artigo, com base em memoriais elaborados pelos participantes do Curso de Português Instrumental (CPI), inserido no Projeto de Ensino da Língua Portuguesa Instrumental, analisa alguns aspectos do trabalho realizado no âmbito desse Curso dirigido a professores da pré-escola de Díli. Destacam-se, aqui, a percepção dos educadores quanto à contribuição do CPI e às atividades propostas, visando tanto a fluência na expressão em português quanto, e principalmente, uma produtiva prática pedagógica e o processo de conscientização dos docentes em relação à necessidade do domínio da Língua Portuguesa.

 

 

Biografia do Autor

Márcia Vandineide Cavalcante, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Regina Pires Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Cavalcante, M. V., & Brito, R. P. (2016). Língua Portuguesa: formação docente e educação pré-escolar em contexto timorense. Perspectiva, 34(2), 439–461. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p439

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)