A severidade na educação escolar em Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86456

Palavras-chave:

Educação, Castigos físicos na escola, Timor-Leste

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a percepção de estudantes universitários sobre a possibilidade do uso de castigos físicos pelos professores das escolas primárias e secundárias de Timor-Leste. Participaram desta pesquisa 215 pessoas, sendo 130 homens e 85 mulheres. Os participantes tinham entre 20 e 25 anos, frequentavam o quinto e o oitavo semestres nas áreas da Educação, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). A participação foi voluntária e anônima, de forma que foram identificados somente a idade, o gênero, o local de nascimento, o curso e o semestre que frequentavam. Divididos em sete turmas – com média de 30 pessoas cada –, os estudantes responderam individualmente a um questionário com cinco perguntas de múltipla escolha – que deveriam ser justificadas por escrito. As instruções, as perguntas e as respostas foram realizadas em tétum, um dos idiomas oficiais e a língua mais falada no país. Os dados da pesquisa revelam, entre outras informações, que 94,4% dos participantes já sofreram algum tipo de castigo físico em sala de aula. Entre estes, 80,4% concordaram com a possibilidade de os professores agredirem fisicamente os alunos, desde que seja com o objetivo de ensinar os conteúdos das aulas ou corrigir comportamentos considerados desviantes ou inadequados aos padrões de conduta pré-estabelecidos.

Biografia do Autor

Márcia Vandineide Cavalcante, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, PE, Brasil

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP. Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP, especialização em Programa de Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns -FFPG/UPE e graduação em Letras e graduação em Pedagogia. Trabalhou como professora (substituta fev/ 2021 dez 2022) no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE- UFPE) e na Rede Estadual de ensino trabalha com formação de professores de língua portuguesa. Trabalhou como Professora convidada internacional na Faculdade de Educação Artes e Humanidades da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (FEAH/UNTL) (2018) vinculada ao Centro de Língua coordenado Pelo Instituto Camões. Participou da Cooperação Internacional entre o Brasil e Timor, integrando o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste- PQLP-CAPES (2007-2010; 2013-2015). Como professor cooperante internacional atuou na área de formação de professores e no desenvolvimento de vários projetos relacionados ao ensino de língua portuguesa e de literatura. Durante sua atuação no departamento de Língua Portuguesa da FEAH/UNTL coordenou a formação de um grupo de pesquisa sobre língua, literatura e práticas culturais de oralidade, especialmente no que se refere à contação de história. Atuou como professora formadora e professora tutora do Programa Especial de Graduação em Pedagogia da Universidade de Pernambuco. Faz parte do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita - GOLE da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: https://www.grupo-oralidade-leitura-escrita.com e do grupo Cultura e identidade linguística na Lusofonia (CNPq) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dentre as suas publicações, que compreendem capítulos de livros e artigos publicados em periódicos, destacam-se: a coletânea: Oralidade e escrita: uma perspectiva para a alfabetização (UNTL, 2019); Histórias da Minha Origem/ Ai-kananoik Hosi Ha'u Nia Hun (UNTL, 2018 - org.).Trabalha como professora formadora na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 

Alessandro Boarccaech, Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, Timor Leste

Psicólogo, psicoterapeuta e doutor em antropologia. Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos da Religião da UFRGS/Brasil. Professor Convidado da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), Timor Leste, onde coordena o Centro de Pesquisa em Cultura e Sociedade. Autor dos livros Os Eleitos do Cárcere, A Diferença entre os Iguais e do Dicionário Hresuk-Português, entre outros.

Referências

APPLE, Michael W. Educando à Direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez - Instituto Paulo Freire, 2003.

BOARCCAECH, Alessandro. A diferença entre os iguais. São Paulo: Porto de Ideias, 2013.

BOARCCAECH, Alessandro. Interfaces entre filosofia e educação: o ensino de filosofia nas escolas secundárias em Timor-Leste. Revista Diálogos, p. 7-36, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.1.108. Acesso em: 26 maio 2023.

BOARCCAECH, Alessandro. Perceptions of women in timorese society. Revista Diálogos, p. 178-207, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.3.89 Acesso em: 26 maio.2023.

BOARCCAECH, Alessandro. Apresentação. Revista Diálogos, p. 5-10, 2022. Disponível em https://doi.org/10.53930/27892182.dialogos.7.97. Acesso em: 10 março 2023.

BOURDIEU, Pierre. A reprodução. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1992.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. São Paulo: Bertrand Brasil, 2006.

CARDOSO, António Monteiro. Timor na II Guerra Mundial: o diário do tenente Pires. Lisboa (PT): Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa, 2007.

CARDOSO, Luís. Crônica de uma Travessia. Lisboa (PT): Publicações Dom Quixote, 2010.

CAVALCANTE, Márcia V. A relevância da oralidade no processo de alfabetização e letramento de crianças em Timor-Leste. 2020. 391 p. Tese (Doutorado em Educação) – FEUSP, São Paulo, 2020.

CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 1 ago. 2019.

CUMMINS, Debora. Local Governance in Timor-Leste: Lessons in Postcolonial Statebuilding. London; New York: Routledge, 2015.

DELORS, Jacques Lucien J. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC/Unesco, 2003.

DECRETO DO GOVERNO N. 29/2017 de 12 de julho, que aprova o Regulamento de Disciplina do Pessoal Docente e Não Docente dos Estabelecimentos Escolares. Disponível em: http://www.mj.gov.tl/jornal/public/docs/2017/serie_1/SERIE_I_no_27. Acesso em: 01 ago. 2019.

DIPLOMA MINISTERIAL N.4/2018 de 7 de março. Aprova as normas interpretativas para a determinação das faltas cometidas por pessoal docente e não docente do estabelecimento escolar e sua gravidade. Disponível em: www.mj.gov.tl/ jornal/public/docs/2018/serie_1/serie_1_n_10.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

DURAND, Frederic. Catholicisme et protestantisme dans l’île de Timor: 1556-2003. France: editions Arkuiris, 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2012.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 27. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2017.

GUTERRES, Fátima. seguir padrão (sobrenome e primeiro nome, igual aos outros. Rever toda a referência e manter padrão). Timor: paraíso violentado. Lisboa (PT): Lidel, 2014.

HULL, Geoffrey. Preparar o tétum para o futuro. Jornal das Letras, Portugal, n.907, Ano XXV, Suplemento, 6-19 jul. 2005.

HOHE, Tanya.; NIXON, Rob. Reconciling justice: “traditional” law and State judiciary in East Timor. United States: Institute of Peace, 2003.

JOLLIFFE, Jill. East Timor. Nationalism and Colonialism. St Lucia: University of Queensland Press, 1978.

JORNAL DA REPÚBLICA. Lei n. 09/2016 de 8 de julho. Lei dos Sucos. Parlamento Nacional, series I, no. 26 A, 2016.

LIPMAN, Mattew. O pensar na educação. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1995.

MARRIOTT, A. Justice in the Courts, Justice in the Community: Bridging Timor’s Legal Divide. In: Mearns, D., editor. Governance in Timor-Leste: Reconciling Local and National. Darwin: Charles Darwin University Press, 2008.

MCLAREN, Peter. Life in schools: an introduction to critical pedagogy in the foundation of education. New York: Routledge, 2015.

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA E CULTURA. Panorama Jeral dadus estudante & dosente husi Instituisaun Ensinu Superior. Disponível em: https://mescc.gov.tl/panorama-geral/ Acesso em: 10 abril 2023.

NATIONAL INSTITUTE OF STATISTICS. Timor-Leste Population and Housing Census 2022 Main Report, 2023.

OWUSU, Derrick Nyantaki et. al. Bullying and truancy amongst school-going adolescents in Timor-Leste: results from the 2015 global school-based health survey. Heliyon, vol. 8, issue 1, January, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844022000858. Acesso em: 10 fev. 2022.

PÉLISSIER, René. Timor en guerre. Le crocodile et les portugais. Paris: Orgeval, 1996.

PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre (RS): Artmed, 2005.

SCAMBARY, James. Anatomy of a conflict: the 2006–2007 communal violence in East Timor. In: Conflict, Security & Development, v. 9, n. 2, 2009.

SIMIÃO, Daniel. Representando o corpo e violência: a invenção da violência doméstica em Timor-Leste. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 61, 2006.

THOMAZ, Luís Filipe. Timor: o protectorado português. In: OLIVEIRA MARQUES, A. H. (coord.). História dos portugueses no extremo oriente. v. 2. Lisboa (PT): Fundação Oriente, 2001.

THOMAZ, Luís Filipe. O país dos Belos. Lisboa (PT): Instituto português do oriente e fundação oriente, 2008.

TIMOR-LESTE. Constituição da República da CONSTITUIÇÂO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO TIMOR-LESTE: promulgada em 22 de março de 2002. Dili, 2007.

TIMOR-LESTE. Lei de Base da Educação de Timor-Leste – LBE, No 14/2008. Disponível em: https://indmo.gov.tl/wp-content/uploads/2021/02/Lei-de-Bases-da-Educacao.pdf . Acesso em: 17 maio 2023.

URBAN, Samuel. P. Educação Popular e Resistência: as escolas populares de saúde no Timor-Leste. Educação, n. 44, p. 1-20, 2019.

URBAN, Samuel. P., SILVA, Antero B., & von LINSINGEN, Irlan. Paulo Freire’s Pedagogy in Timor-Leste: from the struggle for the restoration of independence to the present days. Ensino, Saúde e Ambiente, 14(esp.), p. 214-229, 2021.

WEBER, Max. O sentido da neutralidade axiológica nas ciências sociais e econômicas. In: WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Campinas (SP): Editora da Universidade Federal de Campinas, 1995.

WILD, K. et al. Harmonia – Communities ending gender-based violence. Gender Equality and Social Inclusion (GESI) Analysis. Washington: Health Alliance International, 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION, Regional Office for South-East Asia and Health Promotion and Education and Health Research, Department of the Ministry of Health (MoH) and the Ministry of Education (MoE) of Timor-Leste. Report of the Global School-based Student Health Survey (GSHS) – 2015 Timor-Leste. New Delhi: WHO-SEARO, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

Cavalcante, M. V., & Boarccaech, A. (2023). A severidade na educação escolar em Timor-Leste. Perspectiva, 41(2), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86456

Edição

Seção

A Cruzada das Crianças