Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina

Vania Vitorio, Vidalcir Ortigara

Resumo


Este artigo tem como foco central questões pertinentes à produção do conhecimento em educação e Educação Física e sua vinculação ao processo de formação humana. A articulação das formações inicial e continuada de professores requer conhecimento a partir de uma perspectiva realista crítica com amplitude e profundidade para compreender os nexos causais que determinam a realidade da formação humana. O conhecimento em uma perspectiva realista empírica dificulta as possibilidades de novas objetivações à educação, especificamente para a Educação Física, para a emancipação, e as conduz para uma condição de dispersividade, contrariedade ou ao distanciamento do indicado pela Proposta Curricular de Santa Catarina.


Palavras-chave


Conhecimento; Formação continuada; Proposta curricular de Santa Catarina

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903



Direitos autorais 2017 Vania Vitorio, Vidalcir Ortigara

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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