Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores

Autores

  • Doris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernando Weiss Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422

Resumo

Este artigo tem como tema a produção das identidades docentes nos contextos da escola básica e objetiva compreender de que modo esse processo ocorre, buscando subsídios, sobretudo, em Maurice Tardif (2000, 2012), Maurice Tardif e Daniele Raymond (2000), Maria Manuela Alves Garcia, Álvaro Hypolito e Jarbas Vieira (2005). A pesquisa, realizada em 2013, tem um caráter quali-quantitativo. O tratamento dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo desde a perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os dados foram produzidos através de um roteiro de perguntas direcionadas a 50 professores da Educação Básica, os quais atuam em escolas da rede pública, privada ou ambas, localizadas em Porto Alegre e Região Metropolitana. As respostas dos professores indicam que a produção das identidades docentes, no âmbito da escola básica, ocorre tanto a partir das experiências pré-profissionais como das experiências profissionais. Apesar da influência das políticas públicas e das mudanças curriculares, o profissional da educação detém relativa autonomia em sua prática profissional. Como conclusão, observa-se que as identidades profissionais docentes são produzidas a partir de diversos fatores e saberes, tensões e contradições.

Biografia do Autor

Doris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernando Weiss Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Luzzardi Fiss, D. M., & Xavier, F. W. (2017). Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores. Perspectiva, 35(2), 422–443. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422