Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores

Autor/innen

  • Doris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernando Weiss Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422

Abstract

Este artigo tem como tema a produção das identidades docentes nos contextos da escola básica e objetiva compreender de que modo esse processo ocorre, buscando subsídios, sobretudo, em Maurice Tardif (2000, 2012), Maurice Tardif e Daniele Raymond (2000), Maria Manuela Alves Garcia, Álvaro Hypolito e Jarbas Vieira (2005). A pesquisa, realizada em 2013, tem um caráter quali-quantitativo. O tratamento dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo desde a perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os dados foram produzidos através de um roteiro de perguntas direcionadas a 50 professores da Educação Básica, os quais atuam em escolas da rede pública, privada ou ambas, localizadas em Porto Alegre e Região Metropolitana. As respostas dos professores indicam que a produção das identidades docentes, no âmbito da escola básica, ocorre tanto a partir das experiências pré-profissionais como das experiências profissionais. Apesar da influência das políticas públicas e das mudanças curriculares, o profissional da educação detém relativa autonomia em sua prática profissional. Como conclusão, observa-se que as identidades profissionais docentes são produzidas a partir de diversos fatores e saberes, tensões e contradições.

Autor/innen-Biografien

Doris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernando Weiss Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Veröffentlicht

2017-08-04

Zitationsvorschlag

Luzzardi Fiss, D. M., & Xavier, F. W. (2017). Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores. Perspectiva, 35(2), 422–443. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p422