Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p560

Resumo

O artigo sistematiza estudo com professoras de Ensino Fundamental, no Sul do Brasil, buscando analisar os sentidos evidenciados em seus discursos sobre trabalho e profissão na escola. Buscou-se compreender como esses sujeitos se revelam ou não profissionais, em sua condição de mulheres-professoras e como encaminham seu trabalho pedagógico na escola. Com base nesses sentidos, elaborou-se um percurso pelo qual, acredita-se, sistematizar características da escola, como efetivo espaço e tempo de constituição profissional para essas mulheres, tendo como base as relações de gênero, a historicidade, as crenças, e, neste tempo e espaço, recuperar sentidos e desejos que movimentam e constituem os sujeitos e o trabalho pedagógico. 

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

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Publicado

2017-08-04

Como Citar

Ferreira, L. S. (2017). Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola. Perspectiva, 35(2), 560–577. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p560