Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola

Autor/innen

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p560

Abstract

O artigo sistematiza estudo com professoras de Ensino Fundamental, no Sul do Brasil, buscando analisar os sentidos evidenciados em seus discursos sobre trabalho e profissão na escola. Buscou-se compreender como esses sujeitos se revelam ou não profissionais, em sua condição de mulheres-professoras e como encaminham seu trabalho pedagógico na escola. Com base nesses sentidos, elaborou-se um percurso pelo qual, acredita-se, sistematizar características da escola, como efetivo espaço e tempo de constituição profissional para essas mulheres, tendo como base as relações de gênero, a historicidade, as crenças, e, neste tempo e espaço, recuperar sentidos e desejos que movimentam e constituem os sujeitos e o trabalho pedagógico. 

Autor/innen-Biografie

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Veröffentlicht

2017-08-04

Zitationsvorschlag

Ferreira, L. S. (2017). Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola. Perspectiva, 35(2), 560–577. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p560