Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p672

Resumo

O artigo analisa as estratégias didáticas da formação continuada utilizada por uma coordenadora pedagógica de escola municipal de primeiro segmento do Rio de Janeiro em parceria com outros educadores. A partir do diálogo com os referenciais teóricos (Ball, Libâneo, Tardif e Freire), pretende-se refletir sobre limites e possibilidades de uma formação continuada na escola que mantenha preocupação com a função social da Educação e da formação do cidadão em tempos de políticas educacionais performáticas. Os dados foram coletados em observações de reuniões, análise de documentos e entrevistas. Conclui-se que a coordenadora pedagógica buscou desenvolver uma formação continuada com ajustes secundários à política educacional performática, por já existir um trabalho coletivo, entre docentes e famílias, em torno do projeto da escola. Isso possibilitou que ela buscasse um consenso em relação aos conteúdos e como mobilizar os alunos para aprendê-los. Apresentam-se como limitações do processo de formação: o tempo previsto pela Secretaria Municipal de Educação para formação continuada, as diferentes perspectivas sobre o papel da escola e a dificuldade para estabelecer parcerias com outras instituições e/ou profissionais. Sem parcerias, a formação continuada fica restrita à realidade e aos saberes locais, perdendo os benefícios de novos e outros saberes de outros profissionais. Uma das possibilidades de superação dos limites apontados seria a busca de parceria com grupos de pesquisa de universidades.

 

Biografia do Autor

Vania Finholdt Ângelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora de Didática, Estágio Supervisionado e do Programa de Pós-graduação Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Cristina Spolidoro Freund, Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro.

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Professora do Colégio Pedro II (CPII), Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Finholdt Ângelo Leite, V., & Spolidoro Freund, C. (2017). Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática. Perspectiva, 35(2), 672–689. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p672