Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p672Resumo
O artigo analisa as estratégias didáticas da formação continuada utilizada por uma coordenadora pedagógica de escola municipal de primeiro segmento do Rio de Janeiro em parceria com outros educadores. A partir do diálogo com os referenciais teóricos (Ball, Libâneo, Tardif e Freire), pretende-se refletir sobre limites e possibilidades de uma formação continuada na escola que mantenha preocupação com a função social da Educação e da formação do cidadão em tempos de políticas educacionais performáticas. Os dados foram coletados em observações de reuniões, análise de documentos e entrevistas. Conclui-se que a coordenadora pedagógica buscou desenvolver uma formação continuada com ajustes secundários à política educacional performática, por já existir um trabalho coletivo, entre docentes e famílias, em torno do projeto da escola. Isso possibilitou que ela buscasse um consenso em relação aos conteúdos e como mobilizar os alunos para aprendê-los. Apresentam-se como limitações do processo de formação: o tempo previsto pela Secretaria Municipal de Educação para formação continuada, as diferentes perspectivas sobre o papel da escola e a dificuldade para estabelecer parcerias com outras instituições e/ou profissionais. Sem parcerias, a formação continuada fica restrita à realidade e aos saberes locais, perdendo os benefícios de novos e outros saberes de outros profissionais. Uma das possibilidades de superação dos limites apontados seria a busca de parceria com grupos de pesquisa de universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 VANIA FINHOLDT A. LEITE, CRISTINA SPOLIDORO FREUND

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.