Licenciatura em Educação do Campo na UFT: perspectivas e desafios na construção de um curso

Autores

  • Darlene Araújo Gomes Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p951

Palavras-chave:

Licenciatura, Educação do campo, Alternância

Resumo

Socializamos uma pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Analisamos os processos de implantação em seus aspectos políticos e pedagógicos. Debatemos sobre o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas pelo direito à educação e nas questões direcionadas às políticas de Educação Superior para o meio rural no Brasil. No percurso metodológico, inspiramo-nos na História Oral, na perspectiva da abordagem qualitativa. Entrevistamos docentes que vivenciam o processo de implantação do curso na UFT, para apreender as expectativas e construções empreendidas na materialização da Licenciatura. A fundamentação teórica deste estudo se deu mediante o diálogo com diversos teóricos como: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. Discorremos sobre a Pedagogia da Alternância como referência para a alternância pretendida para a Licenciatura em Educação do Campo, assim como as proposituras para a sua efetivação. Depreendemos que a implantação da Licenciatura em Educação do Campo configura uma conquista para a população que vive no e do campo e encontra-se em processo de construção, que demanda, por parte dos seus executores, novas posturas em frente aos conflitos e enfrentamentos para a sua efetiva materialização.

 

Biografia do Autor

Darlene Araújo Gomes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora substituta da Universidade do Estado de Pará (UEPA).

 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em História pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Volume 35 número 3 2017