A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p244Resumo
A Pedagogia da Alternância consiste numa proposta educacional que contempla, respeita e valoriza os saberes em contextos socioculturais, considerando escola-família-comunidade como espaços de produção, organização e articulação de conhecimentos, por meio dos instrumentos pedagógicos. Diante da importância dessa proposta, faz-se oportuno realizar estudos sobre como ela se estrutura e se efetiva em diversos ambientes educacionais. Nesse intento, o presente texto traz um recorte da pesquisa de mestrado em educação e apresenta uma análise das perspectivas de Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram entrevistados profissionais que atuam na instituição (direção, coordenação pedagógica e professores/monitores). As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. A análise dos dados indica que a escola pesquisada apresenta práticas ancoradas nos propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância e considera os contextos socioculturais dos sujeitos que vivem no e do campo, com vistas a realizar o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção dos conhecimentos, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo. Além disso, as ações da Escolas Família Agrícolas (EFA) são realizadas por meio de estratégias pedagógicas e metodológicas em diferentes momentos (sessão escolar e sessão família-comunidade) e objetivam articular os diversos saberes por meio da reflexão-ação-reflexão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Helena Quirino Porto Aires, Idemar Vizolli, Adriana Demite Stephani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
