A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p244

Resumo

A Pedagogia da Alternância consiste numa proposta educacional que contempla, respeita e valoriza os saberes em contextos socioculturais, considerando escola-família-comunidade como espaços de produção, organização e articulação de conhecimentos, por meio dos instrumentos pedagógicos. Diante da importância dessa proposta, faz-se oportuno realizar estudos sobre como ela se estrutura e se efetiva em diversos ambientes educacionais. Nesse intento, o presente texto traz um recorte da pesquisa de mestrado em educação e apresenta uma análise das perspectivas de Pedagogia da Alternância desenvolvida na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram entrevistados profissionais que atuam na instituição (direção, coordenação pedagógica e professores/monitores). As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas. A análise dos dados indica que a escola pesquisada apresenta práticas ancoradas nos propósitos e fundamentos da Pedagogia da Alternância e considera os contextos socioculturais dos sujeitos que vivem no e do campo, com vistas a realizar o processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da construção dos conhecimentos, da identidade camponesa e da formação integral do indivíduo. Além disso, as ações da Escolas Família Agrícolas (EFA) são realizadas por meio de estratégias pedagógicas e metodológicas em diferentes momentos (sessão escolar e sessão família-comunidade) e objetivam articular os diversos saberes por meio da reflexão-ação-reflexão.

Biografia do Autor

Helena Quirino Porto Aires, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação,  Professa  da Universidade Federal do Tocantins, Campus universitário de Tocantinóplois.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática, Prof. do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins

Adriana Demite Stephani, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), Profa. do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Universitário de Arraias.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Porto Aires, H. Q., Vizolli, I., & Stephani, A. D. (2018). A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins. Perspectiva, 36(1), 244–268. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p244

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