Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas

Autores

  • Sidinei Oliveira Sousa Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente. http://orcid.org/0000-0001-7101-8214
  • Adriana Aparecida Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.
  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1215

Palavras-chave:

TPACK, PCK, Formação inicial de professores

Resumo

Esse artigo objetiva investigar de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Participaram desta pesquisa 44 estudantes matriculados em uma disciplina de “Introdução à Computação” ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para o levantamento dos dados, foram consideradas as interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na rede social Facebook, além dos relatórios e materiais produzidos pelos estudantes e os questionários de autoavaliação de desempenho. Os dados coletados evidenciaram que o TPACK como referencial teórico para abordar os conteúdos, combinado com uma abordagem metodológica ativa (Blended Online POPBL), permitiu aos estudantes, futuros professores, aprimorar a compreensão do modo como se desenvolvem as práticas pedagógicas de um professor, com conhecimentos na utilização das tecnologias articuladas com seu domínio curricular.

 

Biografia do Autor

Sidinei Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Adriana Aparecida Lima Terçariol, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP).

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2017-12-21